Moradores que desejam ajudar as famílias afetadas pelo tornado em Rio Bonito do Iguaçu devem entregar doações nos quartéis do Corpo de Bombeiros em todo o Paraná. Neste momento, os itens mais necessários são alimentos não perecíveis, água potável, produtos de higiene pessoal, materiais de limpeza e roupas íntimas novas.

De acordo com o coronel Fernando Schunig, coordenador estadual da Defesa Civil, a prioridade é garantir o envio imediato do que é essencial para o dia a dia das vítimas.
“Neste primeiro momento, o foco são alimentos e produtos de higiene. As roupas, exceto as íntimas, serão recebidas em uma etapa posterior”, explicou.
Segundo Schunig, o volume de doações tem sido expressivo, e novos pontos de coleta estão sendo abertos para ampliar a capacidade de armazenamento. “Já temos três locais quase cheios e contamos com o apoio de voluntários e parceiros que disponibilizaram espaços particulares. Após a triagem, os donativos serão encaminhados às famílias que mais necessitam”, afirmou.
Com cerca de 90% da cidade impactada pela tragédia, parte das doações está sendo organizada em municípios vizinhos, como Laranjeiras do Sul, onde o Ginásio dos Bancários serve de ponto central de logística e distribuição.
Ratinho Jr decreta estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu após tornado
Neste sábado (8), o governador Carlos Massa Ratinho Junior decretou estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu, no Oeste do estado a pós o tornado que atingiu a região, Cerca de 90% das residências e prédios comerciais da cidade foram destruídas, e seis pessoas morreram.
“Como cerca de 90% da cidade foi afetada, decretei o estado de calamidade pública, que nos permite dar mais celeridade aos atendimentos e à liberação de recursos. Já determinei que a Cohapar estude estratégias para a reconstrução das moradias e estamos preparando alojamentos para garantir o amparo às famílias”, afirmou Ratinho Junior.
Tornado no Paraná é o mais devastador da história recente do Estado, diz meteorologista
O Paraná viveu, nesta sexta-feira (7), um dos eventos meteorológicos mais severos de sua história recente. Ao menos seis pessoas morreram e 773 ficaram feridas após a passagem de um tornado na região centro-oeste do Estado. Os fortes ventos deixaram um rastro de destruição na cidade de Rio Bonito do Iguaçu, município de cerca de 14 mil habitantes, localizado a aproximadamente 380 quilômetros de Curitiba.

O Simepar ainda investiga a ocorrência exata, mas a meteorologista confirma que três tornados foram registrados no Estado entre as 18h e as 20h de sexta-feira. O mais intenso atingiu Rio Bonito do Iguaçu, com ventos estimados em 250 km/h, o que corresponde à categoria F3 na escala Fujita, usada para medir a intensidade de tornados.
Governo do PR propõe auxílio de até R$ 50 mil para famílias de cidades atingidas por tornado
Um projeto de lei em regime de urgência que altera as regras do Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Fecap), foi encaminhado à Assembleia Legislativa pelo Governo do Paraná. A proposta busca permitir o repasse direto de recursos às famílias que tiveram as casas destruídas pelo tornado que atingiu o estado na sexta-feira (7), especialmente em Rio Bonito do Iguaçu, onde cerca de 90% da cidade foi afetada.
Com a mudança, o Estado poderá liberar até R$ 50 mil por família, medida que deve agilizar a assistência às vítimas. A Assembleia realiza neste domingo (9) duas sessões extraordinárias para apreciar o projeto.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui