Curitiba - Durante o vendaval que atingiu o Paraná na madrugada desta segunda-feira (22), o teto da Estação de Tratamento de Água (ETA) Iguaçu desabou, causando problemas de falta de abastecimento em Curitiba e Região Metropolitana. Por conta do desabamento, a ETA Iguaçu está funcionando parcialmente. Veja o vídeo ao final da matéria.

ETA Iguaçu
A falta de água na Grande Curitiba se dá pelo desabamento da ETA Iguaçu (Foto: Divulgação/Sanepar)

De acordo com a Sanepar, a ETA Iguaçu é uma das mais importantes para o abastecimento de água na Grande Curitiba. Ao todo, a unidade é responsável por levar água a mais de 500 mil pessoas.

Além dos danos estruturais, a falta de água também atinge Curitiba e Região Metropolitana por conta da falta de energia provocada pelo temporal. Os principais municípios afetados são Colombo, Piraquara, Pinhais e São José dos Pinhais.

Além de falta de água, Curitiba amanhece com estragos após temporal com ventos de 74 km/h

Durante a última madrugada, a capital do Paraná chegou a registrar 74,2 km/h entre 5h e 6h, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em diferentes regiões da cidade, houve registros de quedas de árvore, danos à rede elétrica e alguns bairros amanheceram sem luz.

O Inmet já havia emitido aviso de risco de tempestades para a região com possibilidade de rajadas de vento de 100 km/h. Além da chuva, o avanço da frente fria derruba as temperaturas de forma significativa.

O meteorologista Fernando Mendes, do Simepar, explica que o aumento da nebulosidade e das instabilidades fará com que as tardes fiquem menos quentes, especialmente no Norte do estado.

Veja como ficou a ETA Iguaçu após temporal:

O funcionamento da ETA ficou comprometido (Vídeo: Divulgação/Sanepar)

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui

Mariana Gomes

Repórter

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.