Curitiba deve registrar o recorde de calor nos próximos dias, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). A temperatura máxima deve chegar aos 37°C. 

Curitiba pode bater 37°C e superar recorde de calor nos próximos dias
Calor pode superar um recorde que dura desde 2019 na capital (Foto: Colaboração / Cassiano Correia)

Conforme o Simepar, o recorde de calor na capital do Paraná está previsto para o dia 13 de setembro. Além disso, o instituto prevê temperatura mínima de 19°C para o dia. 

Anteriormente, segundo o instituto meteorológico, a temperatura recorde registrada em Curitiba foi 35,9 °C, em janeiro de 2019. Em 2024, o dia mais quente do ano foi também em janeiro, onde os termômetros registraram 34,5 °C.

Forte onda de calor atinge o Paraná nos próximos dias

O Simepar prevê uma forte onda de calor nos próximos dias, que atingirá toda a região Sul do Brasil, incluindo o Paraná. Para esta quarta-feira (4), estão previstos dias quentes em todas as regiões do estado. 

“Em toda a faixa norte se mantém com temperaturas muito acima dos 30 graus, chegando aos 37 em Paranavaí e 38 entre Loanda e Querência do Norte na região de Maringá. No Norte Pioneiro, as máximas chegam aos 37 °C, entre Andirá e Cambará”, afirma o meteorologista Lizandro Jacóbsen. 

Frente fria traz mudança na temperatura

Jacóbsen alerta também para a chegada de uma nova frente fria, que traz risco de chuvas em regiões como oeste e sudoeste. Algumas cidades da metade sul também podem ser atingidas por pancadas de chuva. 

“ Na faixa norte a tendência ainda é de continuar com o sol, quanto mais próximo da divisa com São Paulo, dificilmente o tempo muda, mas a principal mudança mesmo é em relação à temperatura que ameniza bastante na sexta-feira. E aí teremos valores bem mais ou menos em todo o estado, antecedendo claro mudanças ainda mais bruscas”, finalizou o meteorologista.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui        

Guilherme Fortunato

Editor

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.