A Defesa Civil do Paraná emitiu alerta amarelo para risco de tempestades em diferentes regiões do estado nos próximos dias. A instabilidade é provocada pela atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e a Argentina, aliado à entrada de ar quente e úmido da Bacia Amazônica e ao deslocamento de uma frente fria pelo litoral.

pessoa andando na chuva para ilustrar previsao de tempestades no paraná
Paraná pode ser atingido por tempestades neste Natal (Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN)

O tempo deve permanecer instável, com previsão de pancadas de chuva fortes em curto período de tempo, especialmente de forma pontual, ao longo desta quarta-feira (24). A instabilidade tende a se intensificar e atingir mais áreas do estado a partir da tarde de quinta-feira (25), feriado de Natal.

Tempestades no Paraná podem ter raios e ventos fortes

Há possibilidade de tempestades localizadas, com grande risco de descargas elétricas e rajadas de vento. Em alguns pontos, não está descartada a ocorrência de granizo de forma muito localizada. Mesmo com a chuva, as temperaturas seguem elevadas, mantendo a sensação de calor e abafamento em todo o Paraná.

O cenário deve se repetir na sexta-feira (26), principalmente entre a tarde e a noite, quando voltam a ser registradas pancadas de chuva potencialmente fortes em curto intervalo de tempo e tempestades isoladas em praticamente todas as regiões paranaenses.

Risco varia entre baixo e moderado para tempestades

Segundo a Defesa Civil, o risco para ocorrências associadas às tempestades é classificado como moderado nas áreas em amarelo e baixo nas áreas em verde do mapa meteorológico (veja abaixo). Entre os possíveis impactos estão enxurradas pontuais, alagamentos, destelhamentos, queda de galhos de árvores e danos na rede elétrica.

(Foto: Defesa Civil)

Calor intenso segue nos próximos dias

Além da instabilidade, o Paraná enfrenta um período de calor intenso. As temperaturas devem permanecer acima da média pelo menos até quinta-feira (25), especialmente nas regiões Norte, Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e Litoral.

(Foto: Defesa Civil)

Nessas áreas, as máximas podem ficar ao menos 5°C acima da média climatológica. No Litoral, cidades como Morretes e Antonina podem registrar temperaturas próximas dos 38°C, especialmente entre quarta e quinta-feira, o que representa até 8°C acima do normal para o período.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui.

Mahara Gaio

Repórter

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.