O ciclone subtropical que se formou no Rio de Janeiro e avança pela Costa Sul do Brasil pode ser reclassificado como uma tempestade subtropical ainda na manhã deste sábado (17). O fenômeno batizado de Akará, que em tupi antigo significa uma espécie de peixe, pode virar um furacão. Entenda.

De acordo com o ClimaTempo, este ciclone subtropical deve continuar se intensificando no fim de semana e caso se transforme em uma tempestade tropical, deve trazer ventos mais intensos e riscos de estragos.

No caso da força dos ventos aumentarem, o Araká pode virar o terceiro furacão registrado na costa brasileira. A primeira foi o furacão Catarina, que atuou em março de 2004, e o outro a Iba, uma tempestade tropical que surgiu em março de 2019.

O Paraná pode ser atingido pelo ciclone?

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), apesar do ciclone subtropical avançar pelo Sul do Brasil, o Paraná não deve ser afetado pelo fenômeno.

O meteorologista Samuel Braun explica que a preocupação maior é para os oceanos paranaenses, já que o ciclone pode trazer temporais e ondas variando em torno de 3 a 5 metros.

“Esse ciclone subtropical deve permanecer atuando nos próximos dias aqui na costa do sul do país, mas não se aproxima do continente. Então pelo menos até a próxima terça-feira (20) ele vai continuar atuando aqui em alto mar, próximo à costa do sul do Brasil.

Meteorologista explica se ciclone vai atingir o Paraná; assista:

Samuel Braun, meteorologista do Simepar explica se ciclone vai atingir o Paraná (Vídeo: Divulgação / Simepar)

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Guilherme Fortunato

Editor

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.