O Colégio Estadual Ludovica Safraider, localizado na área rural de Rio Bonito do Iguaçu, será a última das sete escolas estaduais do município do Oeste do Paraná a retomar as aulas, após a passagem de um tornado pela cidade, no dia 7 de novembro.

Alunos da rede estadual de ensino em Rio Bonito do Iguaçu; todas as escolas do município retomam as aulas nesta terça-feira (18)
Uma das escolas afetadas pelo tornado receberá investimento de R$ 10 milhões. (Foto: Divulgação/Seed-PR)

Para a reabertura do colégio na área rural, a Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) remanejou, de forma emergencial, 14 ônibus escolares de colégios agrícolas da rede estadual de ensino.

Devido ao tornado, seis ônibus escolares em Rio Bonito do Iguaçu foram danificados e estão inoperantes, sendo que dois desses são do Governo do Paraná e quatro da prefeitura.

As aulas do Colégio Estadual Ludovica Safraider serão retomadas em espaço provisório na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Laranjeiras do Sul, isso porque a estrutura original da escola não apresenta condições de receber os alunos.

Além dos ônibus, a Secretaria e o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) ainda liberaram R$ 10 milhões para a reconstrução do Colégio Estadual Ludovica Safraider.

Ao todo, será necessária a reconstrução de um bloco de salas de aula, troca integral da estrutura do telhado, substituição de janelas e portas, reforma elétrica e de climatização, reconstrução do muro, melhorias na cozinha e construção de um novo ginásio de esportes.

“O foco neste momento é garantir estabilidade operacional. As equipes técnicas estão monitorando diariamente a cobertura do transporte, a frequência e as condições das unidades. As medidas adotadas buscam preservar o calendário escolar e manter o funcionamento da rede sem prejuízos ao aprendizado”, afirma o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.com.br. Clique aqui

Jorge de Sousa

Editor

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.