As características do verão foram escancaradas neste começo de 2025. A estação normalmente marcada por altas temperaturas e por fortes chuvas tem deixado muitos paranaenses assustados com os excessos. E, aguardem: fevereiro chega intensificando ainda mais os padrões.

Carros enfrentam transtornos por causa de ruas alagadas
Fevereiro promete ser ainda mais chuvoso no PR (Foto: Gilson Abreu/AEN)

De acordo com o Simepar, o calor permanece e a chuva pode ser menos isolada e mais generalizada em algumas regiões.

Meteorologista fala sobre acumulados de chuva

“Nas regiões Sudoeste, Centro-Ocidental, Centro-Sul, Noroeste, Norte Central, Norte Pioneiro e Campos Gerais, os acumulados de chuva em fevereiro são entre 140 e 180 mm”, explica Júlia Munhoz, meteorologista do Simepar.

A climatologia de fevereiro ainda registra acumulados de chuva entre 100 e 140 mm no extremo Oeste, e entre 110 e 140 mm no Sudeste do Paraná. Da Região Metropolitana de Curitiba até o Litoral, os acumulados em fevereiro aumentam progressivamente de 150 até 360 mm. “As áreas da costa litorânea são as que registram, historicamente, maior acumulado de chuva em fevereiro”, ressalta Munhoz.

Na próxima semana, a expectativa é de que os acumulados de chuva se mantenham dentro da média para o período em todo o Paraná.

Mês quente, com máximas acima da média

Em relação às temperaturas, o Simepar indica que devam se manter bem acima da média. A faixa da região Sul até a área Central do estado é a menos quente, com máximas entre 26°C e 28°C.

Ao redor desta área as temperaturas máximas sobem progressivamente. No extremo Sudoeste, Oeste, Norte até o topo da faixa Leste, as máximas devem passar dos 30°C.

O calor será intenso, mas o mês terá vários momentos de trégua. “Devido às altas temperaturas e à oferta de umidade, temporais isolados podem se desenvolver, acompanhados de raios e fortes rajadas de vento localizadas, aliviando momentaneamente a sensação de abafamento nas áreas atingidas”, explica.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!