O Paraná continua em alerta para fortes chuvas neste domingo (15). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso para risco de rajadas de vento de até 60 km/h, que podem deixar estragos na maior parte do estado nas próximas horas. 

Fortes chuvas podem atingir municípios da Grande Curitiba
Municípios da Grande Curitiba estão entre os afetados, de acordo com o aviso (Foto: Patryck Madeira/SEDEST)

Conforme o Inmet, as fortes chuvas podem causar corte de energia elétrica nas residências, queda de árvores e até mesmo alagamentos. Além disso, o volume de descargas elétricas deve ser alto. Contudo, as chances são consideradas baixas. 

De acordo com o aviso, o aviso também vale para todos os municípios de Santa Catarina e também para boa parte do Rio Grande do Sul. Somente a metade sul do estado gaúcho não está sob risco. 

Veja quais regiões estão em alerta para fortes chuvas no Paraná

Segundo o Inmet, no Paraná, estão sob risco das fortes chuvas os municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), Centro Ocidental, Noroeste, Sudoeste, Oeste, Sudeste, Norte Central, Centro-Sul e Centro Oriental. 

Nessas áreas, o volume acumulado de chuva deve variar entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia. 

Instruções:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Mapa do Inmet aponta para risco de fortes chuvas no Sul do Brasil
Conforme o alerta, boa parte dos estados do sul serão afetados (Foto: Inmet)

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui        

Guilherme Fortunato

Editor

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.