Uma frente fria que está passando pelo Sul do Brasil nesta quinta-feira (13) aumentando a condição de calor e de tempestades para o Paraná. O litoral do estado está em alerta nesta sexta-feira (14). 

Foto é uma montagem de um dia de sol, com um dia de tempestade, que mostra os efeitos provocados pela passagem da frente fria no Paraná
Especialista explica como o fenômeno traz aumento de temperatura e tempestades ao mesmo tempo (Foto: AEN / Bombeiros Guarapuava)

De acordo com o Climatempo, os temporais podem provocar fortes chuvas e vêm acompanhados de rajadas de vento de até 70 km/h, podendo ser ainda mais intensos em pontos isolados do litoral.  

Além disso, em outras áreas, há risco de pancadas de chuvas com ventania de 60 km/h. O alerta de tempestades continua ao longo do fim de semana, especialmente nos municípios da divisa com o estado de São Paulo. 

Frente fria coloca fim à onda de calor no Paraná? 

Conforme o meteorologista Guilherme Borges, do instituto Climatempo, a frente fria não reduz o calor no Paraná e nos demais estados. 

“Pensa que agora, estamos com um prato em cima de uma panela – deu uma leve empurradinha  escapa um pouco, abrindo espaço para entrar umidade; depois, alguém vem e troca isso por uma tampa mais forte (a alta ganhando força no fim de semana e na próxima semana) e ai começa a esquentar pra valer”, explicou Borges. 

O especialista explicou também que essa frente fria está passando em alto mar e que avança em direção ao litoral de São Paulo. 

“Nós teremos também ao longo da sexta uma baixinha se desenvolvendo ao longo do dia na costa de SP e isto deve manter o tempo um pouco mais instável sobretudo no centro-leste paulista”, finalizou.

Alagamentos no litoral paranaense afetaram mais de 1,6 mil famílias

Os alagamentos causados pelas fortes chuvas que caíram sobre o litoral paranaense ao longo de sexta-feira (7) e sábado (8) atingiram mais de mil famílias, em quatro dos seis municípios da região. 

Quer receber notícias no seu celular? Então, entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui        

Guilherme Fortunato

Editor

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.