São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, ficou embaixo d’água na tarde desta quarta-feira (22). A cidade foi atingida por fortes chuvas.

Segundo testemunhas, regiões do bairro Boneca do Iguaçu ficaram totalmente alagados após o Rio Ressaca transbordar. Conforme os populares, essa não é a primeira vez que a situação acontece.
Um dos registros mostra o momento em que carros ficam submersos e moradores apresentam dificuldades para andar no meio da rua.
O Portal RIC entrou em contato com a Defesa Civil da cidade para ver quais providências o município irá toma, mas ainda não obtivemos respostas.
Além disso, a Prefeitura de São José dos Pinhais listou os bairros que registraram enchentes na tarde desta quarta-feira: Afonso Pena (Rua Almirante Alexandrino e Puaiú), Parque da Fonte, Independência, Cidade Jardim (Rua Venezuela), Jardim Jurema (Rua Constante Moro Sobrinho) e Rio Pequeno.
Veja o momento em que São José dos Pinhais fica embaixo d’água com as chuvas:
Nota da Prefeitura de São José dos Pinhais
“Prefeitura de São José dos Pinhais vem por meio desta nota informar sobre a situação da cidade após as fortes chuvas que atingiram a região na tarde desta quarta-feira (22). O grande volume de água causou pequenos estragos em alguns espaços públicos e transtornos em alguns bairros, mobilizando imediatamente toda a equipe da administração municipal para atender os moradores e solucionar as questões emergenciais.
Entre os espaços públicos afetados estão as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Riacho Doce, Guatupê, Xingú e Cidade Jardim, que apresentaram pequenos danos devido ao grande volume de chuva. Uma sala do Hospital e Maternidade Municipal de São José dos Pinhais e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Rui Barbosa e Afonso Pena também sofreram pequenos danos causados pela forte chuva. Além disso, foram registradas três quedas de árvores na cidade.
Os bairros mais afetados incluem Independência, Cidade Jardim, Parque da Fonte, Iná, Modelo, Boneca do Iguaçu e São Marcos. Entre as vias mais impactadas estão a Rua Arapongas, Rua Teodoro Franco de Oliveira, Rua Almirante Alexandrino, Travessa Venezuela, Trincheira na Rua Constante Moro Sobrinho, Rua Cláudio Pereira da Cruz, Avenida Castro Alves, Rua Divonzir Luciano, Rua Paranaguá, Rua Maurilio da Cruz e Travessa Paraíba.
A Prefeitura de São José dos Pinhais reforça que em casos de emergência como esse, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelos telefones 0800 153 0800 ou 153. Além disso, a administração pública municipal salienta que todas as equipes de manutenção, defesa civil e atendimento à população estão em campo, trabalhando para minimizar os impactos e garantir a segurança e o bem-estar dos moradores. Mais informações serão divulgadas à medida que os trabalhos avançarem.“
Até quando vai chover no Paraná?
Desde sábado (18), as chuvas têm aparecido em todo o Paraná. “As condições atmosféricas na região do estado seguem favoráveis ao desenvolvimento de algumas luvas de chuvas, especialmente entre o período da tarde à noite”, explica o meteorologista do Simepar, Fernando Mendes.
De acordo com o meteorologista, essa situação ocorreu devido ao aquecimento diurno, que impulsiona o desenvolvimento, a formação de algumas nuvens de chuva. Apesar das chuvas, as temperaturas não devem cair.
Conforme o Simperar, entre terça-feira (21) e quinta-feira (23), ainda há tendência de chuvas e o tempo deve ficar mais abafado. Desta forma, ainda ocorrerão chuvas no fim de semana. Confira abaixo a previsão do tempo para a próxima semana.
Partida entre São Joseense e Cascavel pode ser adiada
A partida entre São Joseense e Cascavel, que deveria abrir a 4ª rodada do Campeonato Paranaense 2025, foi adiada com menos de dez minutos de duração. Por conta da forte tempestade que tomou São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), o jogo não pode acontecer.
ntretanto, a decisão do árbitro Luiz Alexandre Fernandes não impediu os torcedores de fazerem piadas com o acontecido. “Jogo entre São Joseense e Cascavel paralisado só por causa de uma chuvinha de nada”, brincou um torcedor ao ver a situação do gramado.
Até mesmo as tentativas de continuar o jogo foram ironizadas pela torcida. Em certo momento, trabalhadores tentaram usar rodos para “secar” o gramado, mesmo debaixo de chuva. “Realmente, é um rodinho que vai segurar o temporal”, satirizou outro torcedor.
Por fim, a partida entre Cascavel e São Joseense pelo Campeonato Paranaense terá que ser remarcada. Os times, juntamente com a Federação Paranaense de Futebol, optaram por retomar o jogo na quinta-feira (23), às 10h30.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!