Paraná - O verão começou oficialmente às 12h03 deste domingo (21), com temperaturas acima dos 30º C e sensação de abafamento nas diversas regiões do Paraná. O calor típico da estação mais quente do ano deverá predominar nos próximos dias, segundo o Simepar.

Neste domingo, as maiores temperaturas foram registradas em municípios da Grande Curitiba, faixa Norte e do Oeste paranaense. Destaque para a sensação de maçarico ligado com os 36,4º C em Cerro Azul, na Grande Curitiba, e os 34,8º C em Capanema, no Oeste paranaense.
Na segunda-feira (22), o calor intenso persiste em todo o estado, com temperaturas acima dos 30º C em todas as regiões. À tarde, o aquecimento e a disponibilidade de umidade favorece a ocorrência de pancadas de chuva rápidas e localizadas, típicas de verão.
A previsão do tempo indica a manutenção das altas temperaturas entre terça-feira (23) e quarta (24), acima dos 30º C e com sensação de tempo abafado.
Frente fria avança ao Paraná no Natal, mas calorão persiste
Ainda segundo o Simepar, uma frente fria deverá ser formar na altura do Rio Grande do Sul na quinta-feira (25). O mau tempo avança em direção ao Oceano Atlântico e favorece o aumento de áreas de instabilidade em todo o Sul do país, incluindo o Paraná.
Apesar do aumento na possibilidade de pancadas de chuva, as temperaturas se mantêm elevadas no estado na sexta-feira (26) e no sábado (27) – máximas previstas de 34º C em Paranavaí e Umuarama, 33º C em Maringá e 31º C em Curitiba.
Verão no Paraná terá calor intenso e chuvas irregulares
A estação mais quente do ano, que teve início neste domingo (20), segue até 20 de março de 2026, e historicamente é marcada pelos maiores acumulados de chuva no Paraná.

Ao contrário da primavera, caracterizada pela frequência de tempestades, o verão tem dias consecutivos com chuva entre a tarde e a noite, geralmente de curta duração, e que eventualmente podem ocasionar raios, rajadas de vento fortes e granizo. Segundo o Simepar, a chuva será mais intensa ao longo de janeiro.
“Especialmente em janeiro, massas de ar quente e úmido (tempo abafado) irão ocasionar pancadas fortes de chuva entre os períodos da tarde e da noite, deixando o acumulado mensal de chuva ligeiramente acima da média climatológica em várias regiões. No entanto, entre fevereiro e março, teremos alguns períodos com bastante irregularidade da chuva sobre o estado. Algumas regiões podem enfrentar um período mais seco, enquanto outras podem seguir com a chuva acima da média”, detalha o meteorologista Lizandro Jacóbsen.
O verão também se caracteriza por dias mais longos e aquecidos, além de períodos eventuais de muito calor.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui.