O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para risco de tempestades em mais de 120 cidades do Paraná nesta quarta-feira (14). O aviso é válido das 12h às 23h59.

pessoas andando na chuva para ilustrar o alerta laranja de tempestades no paraná
Instabilidade atmosférica mantém risco de tempestades em diversas regiões do Paraná (Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

De acordo com o Inmet, o alerta laranja representa perigo potencial, com previsão de volumes elevados de chuva em curto período de tempo, o que aumenta o risco de alagamentos, enxurradas, quedas de árvores e transtornos no trânsito, especialmente em áreas urbanas.

As regiões em alerta são: Norte Pioneiro Paranaense, Noroeste, Norte Central e Centro Oriental.

mapa do paraná em alerta laranja para tempestades
(Foto: Divulgação/Inmet)

Instabilidade segue elevada no estado

Segundo a Climatempo, a instabilidade atmosférica permanece atuando sobre o Paraná devido à combinação de calor, alta umidade e a atuação de um cavado meteorológico em níveis médios da atmosfera.

Nesta quinta-feira (15), o dia deve começar com sol entre nuvens, mas a chuva retorna a partir da tarde, com potencial para temporais de forte intensidade, principalmente nas regiões norte e leste do estado.

Essas áreas seguem em destaque tanto pelas chuvas já registradas nos últimos dias quanto pela previsão de precipitações mais volumosas, o que exige atenção redobrada da população e das autoridades.

Situação varia entre as regiões

Na região central do Paraná, o tempo deve apresentar maior abertura de sol, apesar da variação de nebulosidade ao longo do dia. Há previsão de pancadas de chuva isoladas, mas com menor abrangência em comparação ao norte e ao leste.

As temperaturas seguem elevadas, reforçando o cenário típico de verão. À tarde, os termômetros podem chegar a 31°C em Foz do Iguaçu, 29°C em Cascavel e Paranavaí, e 28°C em Matinhos. Em Curitiba, a previsão indica manhã com tempo firme e sol entre nuvens, seguida por pancadas de chuva entre a tarde e a noite, acompanhadas por raios e trovoadas.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui.

Mahara Gaio

Repórter

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.