O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira (1°) alertas para tempestades em várias regiões do Paraná. Segundo o órgão, áreas do estado podem registrar tempestades com intensidade moderada a forte, acompanhadas de ventos fortes, raios e volumes significativos de chuva.

O alerta amarelo, que vale até esta terça-feira (2), às 10h, indica risco potencial, com possibilidade de chuva intensa, rajadas de vento entre 40 e 60 km/h e descargas elétricas. Já o alerta laranja, válido até às 23h59 desta segunda (1°), sinaliza perigo, com chance de tempestades severas, ventos de até 100 km/h, alagamentos e danos a estruturas mais frágeis.
Na terça-feira (2), algumas pancadas isoladas podem ocorrer no extremo sul do estado, próximas à divisa com Santa Catarina. Palmas terá tempo fechado, e a infiltração marítima mantém a umidade e chance de chuva fraca no litoral.
Em Curitiba, chuvisco na madrugada dará lugar a sol ao longo da manhã, enquanto a metade norte do Paraná segue sem expectativa de chuva. A umidade relativa volta a ficar mais baixa e as temperaturas permanecem acima de 32°C em algumas regiões.
Veja as regiões do Paraná sob alerta de tempestade
Alerta amarelo:
- Centro Ocidental Paranaense;
- Noroeste;
- Sudoeste;
- Oeste;
- Norte Central;
- Sudeste;
- Centro-Sul;
- Centro Oriental.
Alerta laranja:
- Noroeste Paranaense;
- Sudoeste;
- Oeste;
- Centro Ocidental;
- Centro-Sul.
Setembro começa mais quente e terá aumento de chuvas no Paraná
Setembro marca a transição do inverno para a primavera no Paraná e promete trazer mudanças importantes no clima do estado. O mês já começa mais quente em relação a agosto e, ao longo das próximas semanas, a tendência é de chuvas mais frequentes, principalmente na segunda quinzena, de acordo com o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib.

O mês inicia ainda sob influência de massas de ar frio e seco que chegam do sul do continente. Isso provoca temperaturas baixas durante a madrugada e o início da manhã, além da formação de geadas em pontos isolados, principalmente nos Campos Gerais, região Sul e Metropolitana de Curitiba.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!