Nesta sexta-feira (23), o Paraná se despede do veranico e recebe uma nova massa de ar polar vinda da Antártida, que trará chuva e frio. Esse fenômeno climático levará as temperaturas para marcas negativas e poderá trazer geadas.

Massa de ar polar traz chuva e frio para o Paraná, mas melhora qualidade do ar
O fim do veranico paranaense está marcado para esta sexta-feira (23) (Foto: DIvulgação/Patryck Madeira/SEDEST)

Conforme o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a precipitação acumulada no fim de semana deve alcançar a marca de 30 milímetros em algumas regiões do Estado. Especificamente, isso deve ocorrer no Oeste, Centro-Sul, Litoral e Grande Curitiba.

Contudo, a chuva deve melhorar a qualidade do ar, ajudando a conter os focos de queimadas. Apenas no mês de agosto, 702 ocorrências de incêndio foram registradas em 125 municípios paranaenses. 

De acordo com o meteorologista do Simepar, William Max Romão, as queimadas não são fora do comum para essa época do ano. “Eventualmente teremos ondas de frio e passagem de frente frias, mas o mês é seco por característica, então qualquer entrada de massa de ar quente que venha do Norte e Centro-Sul do País, ao ficar alinhada com correntes de vento, vai impactar no transporte de poluentes e no alastramento de queimadas, por isso todo cuidado é necessário”, afirmou.

Além de chuva, Paraná recebe clima frio

Juntamente com a precipitação, as temperaturas devem cair no Paraná. Em Curitiba, a temperatura deve alcançar 1°C. 

Massa de ar polar traz chuva e frio para o Paraná, mas melhora qualidade do ar
Há previsão de geada no Paraná (Foto: Divulgação/Ana Tigrinho/AEN)

A cidade mais fria deverá ser General Carneiro, no Sudeste do Estado, com -3,5°C. Além disso, Cascavel, no Oeste, deve bater 2°C, enquanto Londrina, no Norte, atinge 6°C.

Conforme Romão, a temperatura deve cair em todo Paraná logo após o fim de semana. “Na segunda-feira (26) a temperatura cai em todo o Estado devido à atuação do sistema de alta pressão, que joga ar frio dos altos níveis para a superfície”, explicou. “Segue assim, com cara de inverno, até quarta-feira (28), com uma subida gradativa da temperatura”.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Mariana Gomes

Repórter

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.