O mês de junho promete ser marcado pelas chuvas e, como já era esperado, por temperaturas mais baixas que nos últimos meses. Conforme previsão do Simepar, a primeira quinzena do novo mês deve ser de instabilidade em regiões que estão sofrendo com a seca, como oeste e sudoeste. Como característica de junho, os termômetros devem ter temperaturas mais amenas, entretanto, neste ano a previsão é que a temperatura fique um pouco acima da média.

Instabilidade deve marcar o mês de junho dos paranaenses; chuvas podem ser registradas já nesta primeira semana
Instabilidade deve marcar o mês de junho dos paranaenses; chuvas podem ser registradas já nesta primeira semana (Foto: Daniel Castellano/ SMCS/ Arquivo)

Historicamente as cidades com menos chuva no mês de junho no Paraná ficam ao redor de Cambará e Jaguariaíva, com um acumulado de apenas 50 a 75 mm. Toda a faixa norte e as regiões de Telêmaco Borba até a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) costumam registrar até 100 mm de chuva no mês.

As cidades ao redor de Guaíra, Umuarama, Maringá, Cândido de Abreu e Ponta Grossa acumulam até 125 mm no mês. Em Guarapuava e Cascavel, até 150 mm no mesmo período. Já o Sudoeste do Paraná, que vem sofrendo os impactos de uma seca moderada por conta da falta de chuvas desde dezembro, historicamente tem chuvas de até 200 mm em junho. 

Em junho as chuvas devem ficar na média nas regiões Leste (RMC e Litoral), toda a faixa Norte e nos Campos Gerais, e dentro ou acima da média em cidades do Oeste, Sudoeste e Centro-Sul – com destaque para Foz do Iguaçu, Pato Branco e Francisco Beltrão, que terão mais chuva do que a média histórica para o mês.

“Na primeira quinzena de junho os sistemas que causam chuva vão ficar estacionários por vários dias consecutivos, levando a um acumulado de chuva expressivo nestas áreas. A segunda quinzena deve ser menos chuvosa do que a primeira em todo o estado”, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.  

As chuvas no mês de junho devem começar já nesta primeira semana. Algumas cidades, como a capital Curitiba, possuem previsão a partir desta terça-feira (3).

Temperatura no Paraná em junho

Segundo a média histórica, junho costuma ter as temperaturas mais baixas no sul, centro-sul, Região Metropolitana de Curitiba e Campos Gerais. Nestas regiões, a temperatura média do mês fica abaixo de 14°C. Já nas áreas ao redor de Toledo, Cascavel, Francisco Beltrão e Cândido de Abreu, as temperaturas médias chegam historicamente a 16°C.

No norte, Norte Pioneiro e no extremo oeste, as temperaturas médias no mês historicamente chegam a 18°C. A região mais quente do estado no mês de junho é o noroeste, que historicamente tem temperaturas médias na faixa de 18°C a 20°C.

“Para junho de 2025 as temperaturas devem ficar dentro da média ou ligeiramente acima. Porém, o mês será mais frio que junho do ano passado, pois em 2024 registramos mais atuação de massas de ar quente. Esse ano teremos menos”, ressalta Kneib.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Guilherme Becker
Guilherme Becker

Editor

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.