Ao se pensar em neve, muitos imaginam cenários europeus ou regiões montanhosas da América do Norte. No entanto, apesar de ser um país tropical, o Brasil também registra, ocasionalmente, episódios de neve, principalmente em algumas áreas de altitudes elevadas no Sul e Sudeste do país. O fenômeno é raro e depende de condições climáticas muito específicas.

bonecos de neve
A neve no Brasil não é um mito, mas sim um fenômeno raro e localizado (Foto: Ilustração/Pixabay)

O meteorologista do Climatempo, Guilherme Borges, explica que até o momento não há previsão de neve no Brasil. No entanto, como ocorre todo inverno, não se descarta a possibilidade de episódios isolados de neve fraca nas áreas de maior altitude da Região Sul.

Onde costuma nevar no Brasil?

  • São Joaquim (SC);
  • Urupema (SC);
  • Urubici (SC);
  • Bom Jardim da Serra (SC);
  • São José dos Ausentes (RS);
  • Cambará do Sul (RS).

Quando e como a neve ocorre?

A neve no Brasil ocorre principalmente durante o inverno, entre os meses de junho e agosto, período em que massas de ar polar intensas atingem o país. Para que esse evento se concretize, o meteorologista explica que é necessário que hajam condições específicas.

“Esses eventos dependem de condições específicas: presença de ar muito frio em altitude e umidade disponível. Costumam ocorrer entre os meses de junho e agosto, e mesmo assim são, em geral, pontuais e restritos às serras”, explica.

Histórico de neve no país

O registro mais significativo de neve no Brasil ocorreu em 7 de agosto de 1991, quando São Joaquim, em Santa Catarina, registrou cerca de 1 metro de acumulação de neve. Esse evento ficou marcado como um dos mais intensos da história climática brasileira.

Mais recentemente, em julho de 2021, várias cidades da região Sul registraram neve e chuva congelada, incluindo pontos do Paraná e do norte do Rio Grande do Sul.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Mahara Gaio

Repórter

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.