A primeira onda de frio se aproxima do Sul do Brasil e pode trazer neve, com temperaturas abaixo de zero entre a madrugada e a manhã de quinta-feira (29). A previsão é que as temperaturas caiam e o frio fique intenso por pelo menos uma semana. 

Onda de frio provoca queda brusca nas temperaturas e pode causar neve no Sul do Brasil entre os dias 29 de maio e 3 de junho.
Onda de frio provoca queda brusca nas temperaturas e pode causar neve no Sul do Brasil entre os dias 29 de maio e 3 de junho (Foto: Gety Imagem)

De acordo com o ClimaTempo, uma forte massa de ar polar avança sobre o continente na virada do mês de maio, derrubando também as temperaturas no centro-sul e no norte do Brasil. 

Além disso, o instituto prevê que o fenômeno dure até o dia 3 de junho a princípio. Capitais como Curitiba, Porto Alegre, São Paulo, Campo Grande e Cuiabá podem registrar novos recordes de frio para o ano. 

Neve no Sul do Brasil
Primeira onda de frio intenso terá temperaturas perto de 0°C no Paraná (Foto: Clima Tempo)

Instituto prevê risco de neve no Sul do Brasil

Conforme a meteorologista Stephanie Tozzo, as previsões indicam que haverá uma queda significativa das temperaturas no Sul do Brasil, com chances de chuva congelada, neve e chuva congelante. 

“As últimas rodadas dos modelos indicam temperaturas abaixo de zero, entre a noite de quarta e especialmente na madrugada e manhã de quinta-feira. Com a umidade ainda elevada sobre áreas do Sul, não descartamos a ocorrência de algum tipo de precipitação invernal sobre as Serras gaúcha e catarinense – com uma possibilidade para neve em regiões bem altas (Bom Jesus, São Joaquim, Urupema e Urubici, além da região de São José dos Ausentes)”, disse a meteorologista. 

Várias capitais podem bater recorde de frio nos próximos dias
Várias capitais podem bater recorde de frio nos próximos dias (Foto: divulgação / ClimaTempo)

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui        

Guilherme Fortunato

Editor

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.