O Paraná viveu um fim de semana de temperaturas elevadas, especialmente nas regiões Norte e Noroeste. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o calor continua nesta segunda-feira (18) e terça-feira (19) mas a chegada de uma frente fria muda o cenário.

homens correndo no frio para ilustrar a frente fria no paraná
Frente fria avança novamente pelo estado após dias de calor (Foto: Gabriel Rosa/AEN)

Com a chegada do fenômeno, a chuva volta derrubando as temperaturas para valores próximos da média histórica de agosto. Após alguns dias mais amenos, o calor volta a ganhar força até o próximo fim de semana.

No sábado (16), apenas Capanema registrou acima de 30°C, com 30,7°C. Já no domingo (17), a cidade chegou a 32,3 °C. Outras localidades também ultrapassaram a marca dos 30 °C.

Na terça-feira (19), as temperaturas sobem ainda mais em praticamente todo o estado, com o Noroeste permanecendo como a região mais quente. Segundo o Simepar, esse aquecimento é típico de um período pré-frontal.

O que ocorre é um aquecimento antes de chegada de frente fria, afinal já ocorre chuva na noite de terça-feira (19) e principalmente na quarta (20) com a atuação desse novo sistema frontal sobre o estado do Paraná”, explica o meteorologista do Simepar, Lizandro Jacóbsen.

Avanço da frente fria no Paraná

A partir da noite, a frente fria avança pelo Sul do país e provoca chuva nas áreas do Paraná de divisa com Santa Catarina e nas fronteiras internacionais. Entre a madrugada e a manhã de quarta-feira (20), a instabilidade se espalha para as demais regiões paranaenses.

Com a mudança no tempo, uma massa de ar frio avança e provoca um leve declínio das temperaturas na quarta (20). No Noroeste, as máximas devem cair para 26 °C, patamar mais próximo da média de agosto. Porém, já na quinta-feira (21), os termômetros voltam a subir.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Mahara Gaio

Repórter

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.