O Brasil se prepara para a 5ª onda de frio de 2025, com possibilidade de geadas para o Sul do Brasil. O primeiro estado a ser afetado é o Rio Grande do Sul, onde as temperaturas começam a cair na sexta-feira (08). Já durante a noite, o fenômeno atinge Santa Catarina e o Paraná

 Sudeste e Centro-Oeste e provoca friagem entre Acre e Rondônia no Norte do Brasil, classificando a 5ª onda de frio no país
A entrada desta massa de ar polar no continente marca mais um período gelado no Sul (Foto: ClimaTempo)

De acordo com o ClimaTempo, a onda de frio será provocada por uma entrada de massa de ar polar que vem da Argentina. Além disso, o frio atinge também o Sudeste e Centro-Oeste, provocando friagem entre o Acre e Rondônia, no Norte do país. 

“Desta vez teremos mais dias consecutivos com mínimas e máximas baixas – e muitas regiões irão sentir frio por mais tempo. Grande parte do Sul (exceção extremo sul e região do litoral do RS), São Paulo, sul e Triângulo de Minas, sul do Rio de Janeiro, todo o estado de Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso e extremo sul de Goiás, entram no limiar de onda de frio – com temperaturas 5 °C ou mais abaixo da média”, afirma o ClimaTempo.

Onda de frio provoca risco de geadas no Sul do Brasil 

Conforme o instituto, o risco de geadas aumenta durante o sábado (9) e o domingo (10). As temperaturas ficam mais baixas no amanhecer em várias cidades do interior de São Paulo. 

Além disso, a nova onda de frio mantém as temperaturas baixas em muitas cidades do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O instituto meteorológico aponta que há chances de novos recordes de temperatura no ano, com risco de 0ºC no sul. 

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui        

Guilherme Fortunato

Editor

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.