Os próximos dias serão frios com temperaturas próximas a 0ºC e possibilidade de geada no Paraná. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), de sábado até a terça-feira (2), a temperatura média em todo o estado deve ficar abaixo dos 10°C, com valores ainda menores nos municípios do sul, como Palmas e General Carneiro, que podem registrar mínimas de até -2°C no domingo (30).

O frio na Paraná chega com temperaturas baixas neste fim de semana
As regiões Sul e Sudoeste do estado devem enfrentar geada (Foto: Roberto Dziura JR/ AEN)

Até mesmo regiões com clima mais ameno vão sentir o reflexo da primeira onda mais forte de frio do inverno. Em Londrina, Maringá e nos municípios do Litoral, como Morretes e Matinhos, as temperaturas mínimas devem ficar em torno de 7°C. Já Curitiba deve registrar mínima de 1°C no domingo, com sensação térmica ainda menor por causa do vento.

O meteorologista Reinaldo Kneib, explica que essa mudança brusca de temperatura é decorrente da entrada de uma massa de ar frio na região do Paraná a partir desta sexta-feira (28). “É uma massa de ar de origem polar, que vem do extremo Sul do continente. A frente fria virá acompanhada de chuva, vento e raios e, na sequência, no fim de semana, a incursão desse ar extremamente gelado vai provocar uma diminuição das temperaturas em todas as regiões paranaenses”, explica.

Leia mais:

Previsão do tempo para Curitiba hoje (27/06/2024), segundo o Climatempo
Onda de frio derruba temperaturas no Sul e mínima pode chegar a -6°C

Outra consequência do tempo frio são as geadas. Nas regiões Sul e Sudoeste, que concentram as menores temperaturas, o fenômeno pode ocorrer com intensidade forte no fim de semana. Já na Região Metropolitana de Curitiba, a geada será mais fraca nos municípios de Colombo e Araucária.

“As temperaturas permanecem baixas mesmo durante a parte da tarde, quando o sol estiver mais forte. Em cidades como Curitiba e União da Vitória, a temperatura não deve passar dos 12°C, e em Guarapuava, a máxima será de 14ºC”, afirma Kneib.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Jessica de Holanda

Repórter

Jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com passagem pelos veículos BandNews, JB Litoral, Massa FM e Fast Company. Especialista em matérias de hard news nas editorias de Segurança, como crimes e acidentes, além de Cotidiano e Serviço.

Jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com passagem pelos veículos BandNews, JB Litoral, Massa FM e Fast Company. Especialista em matérias de hard news nas editorias de Segurança, como crimes e acidentes, além de Cotidiano e Serviço.