O mês de outubro começa no Paraná com a chegada de frentes frias e chuvas previstas dentro da média histórica, segundo boletim de previsão do tempo do Simepar divulgado pelo Governo do Estado. Apesar do avanço de instabilidades, não há expectativa de frio intenso como o registrado no inverno, mas sim de variações pontuais de temperatura após a passagem dos sistemas.

chuva em curitiba
A previsão do tempo indica duas frentes frias em outubro no Paraná (Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN)

De acordo com o Simepar, duas frentes frias devem atingir o Paraná nas primeiras semanas de outubro, trazendo chuvas mais volumosas e risco de tempestades para as regiões Oeste, Noroeste, Sudoeste e Sul. Nesses locais, há possibilidade de tempo severo, com trovoadas e rajadas de vento.

Por outro lado, as regiões Norte, Campos Gerais, Litoral e na Região Metropolitana de Curitiba devem ter precipitações menos intensas, ocorrendo de forma mais isolada durante a passagem das frentes. Entre um sistema e outro, o tempo deve se firmar, com predomínio de sol e elevação das temperaturas, especialmente no Norte, Noroeste e Oeste, onde os termômetros podem passar de 34 °C.

“Não há expectativa, até este momento, de massas de ar frias que derrubem as temperaturas no Paraná como observado em determinados eventos no inverno. Apenas após as passagens das frentes pelo estado, uma oscilação das temperaturas nas áreas Sul e Leste paranaenses é esperada”, explicou Marco Jusevicius, coordenador de operações do Simepar.

Na segunda metade do mês de outubro, a previsão do tempo do Paraná aponta para maior presença de sol e aumento das temperaturas, com ocorrência de pancadas de chuva e trovoadas isoladas no período da tarde. O Simepar alerta ainda para a possibilidade de ondas de calor prolongadas, principalmente nas regiões Norte e Noroeste.

Saiba o que a previsão do tempo diz sobre as chuvas de outubro no Paraná

Assim como ocorreu em setembro, outubro deve registrar chuvas próximas aos volumes médios históricos.

  • RMC e Jaguariaíva: 100 a 125 mm
  • Londrina, Ponta Grossa e divisa com SC: 125 a 150 mm
  • Litoral, Noroeste e região de Cândido de Abreu: 150 a 175 mm
  • Palmas, Guarapuava e Marechal Cândido Rondon: 175 a 200 mm
  • Oeste e Sudoeste (Foz do Iguaçu, Medianeira, Francisco Beltrão): 225 a 250 mm

Em relação às temperaturas, a média histórica para o mês varia entre 22 °C e 24 °C no Norte, Oeste e Noroeste, e entre 14 °C e 16 °C nas áreas mais frias, como Palmas e parte da Região Metropolitana de Curitiba. Nas tardes mais quentes, as máximas superam os 30 °C, principalmente nas cidades próximas à divisa com Mato Grosso do Sul.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui

Mariana Gomes

Repórter

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.