O Paraná está sob alerta laranja para tempestades em mais de 300 cidades até às 16h, desta terça-feira (16). Os ventos podem chegar a 100 km/h, além do risco de queda de granizo, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A aproximação de uma nova frente fria pela costa mantém o ambiente instável no estado. A chuva deve ocorrer em forma de pancadas desde a manhã, se espalhando ao longo do dia. Já à tarde, segundo a Climatempo, todo o Paraná estará sob risco de temporais, com rajadas de vento, descargas elétricas e possibilidade de granizo, principalmente no leste e no litoral.
No litoral, a chuva poderá ser volumosa, elevando o risco de transtornos, enquanto no interior as precipitações serão mais irregulares, mas com potencial para acumulados elevados em curto período de tempo.
Na capital, o dia começa com chuva isolada que perde força pela manhã, mas retorna à tarde com potencial para temporais. As temperaturas serão mais amenas, com máxima de até 26°C.
Com o afastamento da frente fria para o sudeste na quarta-feira (17), o tempo volta a abrir no Paraná. O sol irá predominar na maior parte do estado, mas a atuação de uma massa de ar polar fraca impede um aquecimento mais intenso, mantendo uma sensação térmica mais amena.
Regiões do Paraná em alerta laranja para tempestades
Com o alerta laranja em vigor, diversas regiões podem registrar chuva entre 50 e 100 milímetros de chuva por dia, além de ventos intensos entre 60 e 100 km/h. Também há risco de queda de granizo, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Áreas em alerta:
Norte Pioneiro Paranaense; Centro Ocidental; Noroeste; Norte Central; Sudoeste; Oeste; Sudeste; Centro-Sul e Centro Oriental.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.