O Paraná registrou um forte temporal nesta segunda-feira (22), devido a chegada de uma frente fria associada a um ciclone extratropical com rajadas de vento que ultrapassaram 120 km/h em algumas regiões do estado. O fenômeno provocou estragos em ruas, residências e deixou diversas cidades em alerta.

temporal no paraná
Destruição no Oeste do Paraná (Fotos: Colaboração)

A cidade de Ubiratã, no Centro-Oeste do Paraná, registrou rajada de vento de 121 km/h, às 1h15. Já o município de Altônia, no Noroeste do estado, os ventos chegaram a 101 km/h, segundo dados do Simepar. 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para temporais em várias regiões do estado. A previsão indica que a instabilidade pode continuar ao longo do dia, com possibilidade de novas rajadas de vento fortes, chuvas intensas e descargas elétricas.

“A expectativa é que o tempo fique bem instável, com a condição do chove e para o tempo todo. Pancadas que podem vir com força e até em forma de alguns temporais localizados. Para todo o Paraná, mantemos o alerta até o final do dia, pela ocorrência não só dessa chuva forte, que pode trazer volumes até significativos, mas ainda para condição de vento”, explica a Climatempo.

Veja a lista das rajadas de ventos mais fortes no Paraná durante o temporal

As rajadas de vento mais altas da madrugada, segundo o Simepar:

  • 121 km/h em Ubiratã às 1h15;
  • 102,2 km/h em Altônia às 1h;
  • 83,9 km/h em Ponta Grossa às 4h15;
  • 77,7 km/h em São José dos Pinhais às 5h21;
  • 77 km/h em Guaíra às 0h15;
  • 74,2 km/h em Umuarama às 1h30;
  • 73,8 km/h em Cascavel às 0h45;
  • 72,7 km/h em Laranjeiras do Sul às 0h15;
  • 71,3 km/h às 2h15 em Campo Mourão.

Rastro de destruição pelo Paraná

Um forte temporal atingiu Curitiba durante a madrugada desta segunda-feira (22), causando estragos em diversos bairros. A capital do Paraná chegou a registrar 74,2 km/h entre 5h e 6h, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

queda de árvore após temporal em Curitiba
Rua no bairro Pilarzinho (Foto: Kainan Lucas/Ric RECORD)

Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do estado, uma escola foi atingida e ficou destruída. Segundo a Defesa Civil, as aulas previstas para esta segunda-feira (22) foram suspensas, afetando os 320 alunos da educação infantil e do 1º ao 5º ano do ensino fundamental que frequentam a instituição.

temporal em Ponta Grossa
Destruição em Ponta Grossa (Foto: Defesa Civil)

Um temporal atingiu diversos municípios da Região Oeste do Paraná neste domingo (21) e causou alagamentos e destelhamentos nesses locais. Em Foz do Iguaçu, o temporal provocou destelhamentos em diversos bairros da cidade.

Temporal no Oeste do Paraná provocou destelhamentos em cidades como Foz do Iguaçu
Mais de 100 cidades do Paraná estão em alerta laranja para temporais. (Foto: Colaboração)

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Mahara Gaio

Repórter

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.