O Paraná registrou um forte temporal nesta segunda-feira (22), devido a chegada de uma frente fria associada a um ciclone extratropical com rajadas de vento que ultrapassaram 120 km/h em algumas regiões do estado. O fenômeno provocou estragos em ruas, residências e deixou diversas cidades em alerta.

A cidade de Ubiratã, no Centro-Oeste do Paraná, registrou rajada de vento de 121 km/h, às 1h15. Já o município de Altônia, no Noroeste do estado, os ventos chegaram a 101 km/h, segundo dados do Simepar.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para temporais em várias regiões do estado. A previsão indica que a instabilidade pode continuar ao longo do dia, com possibilidade de novas rajadas de vento fortes, chuvas intensas e descargas elétricas.
“A expectativa é que o tempo fique bem instável, com a condição do chove e para o tempo todo. Pancadas que podem vir com força e até em forma de alguns temporais localizados. Para todo o Paraná, mantemos o alerta até o final do dia, pela ocorrência não só dessa chuva forte, que pode trazer volumes até significativos, mas ainda para condição de vento”, explica a Climatempo.
Veja a lista das rajadas de ventos mais fortes no Paraná durante o temporal
As rajadas de vento mais altas da madrugada, segundo o Simepar:
- 121 km/h em Ubiratã às 1h15;
- 102,2 km/h em Altônia às 1h;
- 83,9 km/h em Ponta Grossa às 4h15;
- 77,7 km/h em São José dos Pinhais às 5h21;
- 77 km/h em Guaíra às 0h15;
- 74,2 km/h em Umuarama às 1h30;
- 73,8 km/h em Cascavel às 0h45;
- 72,7 km/h em Laranjeiras do Sul às 0h15;
- 71,3 km/h às 2h15 em Campo Mourão.
Rastro de destruição pelo Paraná
Um forte temporal atingiu Curitiba durante a madrugada desta segunda-feira (22), causando estragos em diversos bairros. A capital do Paraná chegou a registrar 74,2 km/h entre 5h e 6h, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do estado, uma escola foi atingida e ficou destruída. Segundo a Defesa Civil, as aulas previstas para esta segunda-feira (22) foram suspensas, afetando os 320 alunos da educação infantil e do 1º ao 5º ano do ensino fundamental que frequentam a instituição.

Um temporal atingiu diversos municípios da Região Oeste do Paraná neste domingo (21) e causou alagamentos e destelhamentos nesses locais. Em Foz do Iguaçu, o temporal provocou destelhamentos em diversos bairros da cidade.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!