Com a chegada do ciclone extratropical no Sul do Brasil, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas. O estado do Paraná está sob alerta amarelo para declínio de temperaturas, e laranja para ventos costeiros.

mulher andando no frio para ilustrar alerta amarelo no paraná
As temperaturas voltam a diminuir no estado (Foto: Alessandro Vieira/Arquivo SEDEST)

Dessa forma, o alerta amarelo vale até às 10h desta terça-feira (29) e as temperaturas devem cair entre 3°C e 5°C, conforme o Inmet. Além disso, esse alerta causa leve risco à saúde.

Já o alerta laranja para ventos costeiros vale até às 23h59 desta terça (29). Com isso, a previsão é de intensificação dos ventos nas regiões litorâneas, movimentando dunas de areia sobre construções na orla. A Região Metropolitana de Curitiba será a mais afetada.

Veja as regiões do Paraná sob alerta amarelo

  • Norte Pioneiro Paranaense;
  • Centro Ocidental;
  • Noroeste;
  • Norte Central;
  • Sudoeste;
  • Oeste;
  • Sudeste;
  • Centro Oriental;
  • Centro-Sul;

Vendaval atinge 18 cidades do PR e ciclone deve intensificar ventos no estado

Um forte vendaval atingiu algumas cidades do Paraná durante a noite deste domingo (27). Em Diamante do Norte, as rajadas de vento atingiram 91/km/h. Do mesmo modo, o estado segue em alerta para ventos fortes e um ciclone extratropical, que deve atingir todo Sul do Brasil. 

Vendaval atinge o Paraná com ventos de até 91 km/h
Ventos passaram dos 60 km/h/h em mais de 15 cidades, de acordo com meteorologista (Foto: colaboração / RICtv)

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), pelo menos 18 cidades tiveram ventos superiores aos 60 km/h provocados pelo vendaval no estado. Os números foram registrados até às 23h30. 

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Mahara Gaio

Repórter

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.