O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas meteorológicos para o Paraná nesta segunda-feira (29). O estado está sob risco de chuvas fortes, queda de temperaturas e também para baixa umidade. 

Paraná está em alerta de chuvas fortes, rajadas de vento e frio; veja onde
Inmet emitiu três avisos meteorológicos para o estado (Foto: AEN)

Leia também:

Chuvas fortes e rajadas de ventos

Conforme o Inmet, as chuvas intensas vêm acompanhadas de rajadas de ventos de até 60 km/h. Além disso, deve chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h).

Há também risco de queda de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Contudo, as chances são consideradas baixas. 

Ainda de acordo com o instituto, as regiões sob risco são: metropolitana de Curitiba, centro ocidental, noroeste, oeste, sudeste, centro oriental, norte central, sudoeste, centro-sul e norte pioneiro.

Chuva forte deve atingir boa parte do Paraná (Foto: Inmet)

Queda de temperatura 

O Inmet emitiu também um alerta amarelo para declínio de temperaturas para as próximas 24 horas no estado. As mínimas devem cair entre 3ºC e 5ºC e há risco de problemas à saúde dos moradores. 

A Região Metropolitana de Curitiba é a única área em risco desse aviso emitido pelo instituto de meteorologia.

Curitiba está em alerta para a queda de temperaturas (Foto: Inmet)

Baixa umidade 

O Paraná também está em alerta para baixa umidade nesta segunda. A umidade relativa do ar varia entre 30% e 20%, com baixo risco de incêndios florestais e à saúde. 

Na voz ativa, a frase ficaria assim:

O instituto aponta os municípios do norte e noroeste paranaense como as áreas de risco.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Guilherme Fortunato

Editor

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.