O destaque da previsão do tempo para o Paraná fica principalmente para as temperaturas mais baixas devido ao deslocamento da frente fria que passou pelo estado. Com isso, nesta terça-feira (29) o Paraná tem previsão de registrar a primeira geada do ano em algumas regiões.

geada no Paraná
Uma massa de ar frio e seco atuará sobre os estados da Região Sul ao longo da semana (Foto: Valdelino Pontes/SECID-PR)

A região Sul do estado poderá marcar mínima de 5°C e em cidades como Palmas, General Carneiro, Clevelândia e União da Vitória, o risco de geada aumenta, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

Ainda, esta terça (29) terá um pouco mais de frio do que já foi observado em 2025, dessa forma, há a possibilidade de várias cidades registrarem a menor temperatura do ano até o momento.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para declínio de 3ºC e 5ºC nas temperaturas. O aviso vale até às 10h desta terça (29)

Como a geada se forma?

De acordo com o Simepar, a junção entre céu claro (pouca ou nenhuma cobertura de nuvens), umidade relativa baixa, ambiente sem vento, e temperaturas abaixo de 5ºC, devem contribuir para a formação da geada. Todas essas características podem acontecer na manhã desta terça (29).

Geada no Paraná: mínimas e máximas para terça-feira (29)

As temperaturas na tarde de terça-feira (29) devem oscilar entre 20°C e 23°C na maior parte do Paraná, podendo alcançar 25°C a 26°C nas regiões Norte e Oeste do estado.

Ao longo da semana, as máximas tendem a subir gradualmente, chegando a cerca de 28°C em municípios como Paranavaí, Loanda, Foz do Iguaçu, Guaíra e Colorado na sexta-feira (2).

A partir desse dia, as mínimas registradas ao amanhecer também devem apresentar elevação progressiva, atingindo valores próximos de 10°C.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Mahara Gaio

Repórter

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.