O fim de semana promete trazer calor intenso para o Paraná, com predomínio do sol em grande parte do estado e elevação das temperaturas, especialmente nas regiões norte e noroeste. No sábado (4), apesar da presença de algumas chuvas isoladas, o clima esquenta e as máximas já ultrapassam os 30°C em cidades como Paranavaí, Maringá e Londrina.

foto de um dia de sol para ilustrar o calor no paraná
Onda de calor avança no Paraná mas frente fria chega trazendo chuva (Foto: Daniel Castellano/SECOM (arquivo)

Segundo a Climatempo, a tendência é que as chuvas comecem a perder intensidade, mas ainda poderão ocorrer pancadas irregulares nas regiões sul e leste do estado. No interior, incluindo oeste, centro, noroeste e norte, o sol predomina, favorecendo a elevação das temperaturas.

No domingo (5), o tempo fica mais estável na maior parte do estado, com céu claro e temperaturas em rápida elevação. O calor se torna mais generalizado, especialmente nas regiões norte e noroeste, onde a sensação de calor será mais intensa.

As regiões Noroeste, Norte Central e Norte Pioneiro devem registrar as temperaturas mais altas, podendo atingir entre 38°C e 40°C em algumas cidades. Nas demais áreas do estado, o calor também predomina, com máximas acima de 30°C à tarde, inclusive em Curitiba, onde os termômetros podem chegar a 32°C.

Avanço de frente fria no Paraná depois do calor

Na segunda-feira (6), uma frente fria avança pelo Paraná provocando instabilidades pelo estado, segundo o Simepar.

“Essas instabilidades avançam ao longo do dia, atuando principalmente nas regiões da metade sul paranaense, e de forma mais isolada na metade norte, com possibilidade para temporais, justamente porque nas áreas da metade norte as temperaturas ainda se mantêm elevadas”, explica o meteorologista Leonardo Furlan.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Mahara Gaio

Repórter

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.