O Paraná segue enfrentando dias de calor intenso, e a situação meteorológica não deve mudar a curto prazo. Até o fim de semana, todas as regiões do estado continuam registrando temperaturas elevadas, sensação de abafamento e ocorrência das tradicionais chuvas de verão, principalmente entre a tarde e a noite.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as chuvas devem ser rápidas e localizadas, podendo ocorrer com forte intensidade em alguns pontos, mas sem atingir todos os municípios de uma mesma região ou todos os bairros de uma cidade , cenário que marcou esta semana.
Saiba como serão as máximas no Paraná, nesta sexta-feira (26)
Nesta sexta-feira (26), o rápido aquecimento volta a predominar no estado, com temperaturas acima dos 30 °C em quase todas as regiões. Em Curitiba, os termômetros podem chegar a 32 °C, com sensação ainda maior nas áreas mais urbanizadas. No Litoral, Antonina pode registrar até 33 °C, enquanto no interior os valores são ainda mais elevados.
No Vale do Ribeira, Cerro Azul pode se aproximar dos 40 °C. No extremo noroeste, Querência do Norte deve alcançar 37 °C. Cidades do Norte do Paraná também terão calor intenso, com máximas previstas de 34 °C em Paranavaí, 33 °C em Maringá e 32 °C em Londrina. No Norte Pioneiro, as temperaturas podem chegar a 35 °C.
O Oeste e o Sudoeste do estado também se destacam pelos valores elevados, com previsão de 33 °C em Foz do Iguaçu, 32 °C em Cascavel e até 36 °C em municípios como Capanema. Francisco Beltrão e Pato Branco devem registrar cerca de 32 °C durante a tarde. No Centro-Sul e nos Campos Gerais, as máximas ficam um pouco menores, variando entre 31 °C em Guarapuava e 32 °C em Ponta Grossa.
Para os próximos dias, a tendência é de manutenção do calor, com temperaturas acima dos 30 °C em praticamente todo o estado durante o sábado e o domingo. Apesar de não haver previsão de quebra de recordes em 2025, o padrão segue típico de verão.
Calor deve diminuir na virada do ano
Segundo o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar, a expectativa é de que o calor comece a perder força apenas no fim do ano, entre os dias 30 e 31, com a passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil. A chuva mais frequente nesse período deve ajudar a amenizar as temperaturas, que ainda assim devem permanecer dentro da média climatológica. “O verão está se apresentando da forma esperada”, explica.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui.