O Paraná segue sob alerta laranja para risco de tempestades, rajadas de vento e granizo nos próximos dias. Segundo o Simepar, a aproximação de uma frente fria pelo oceano, aliada à formação de sistemas de baixa e alta pressão, provocará chuvas em todas as regiões do estado, principalmente entre a noite desta sexta-feira (17) e o amanhecer de sábado (18).

pessoas andando na chuva para ilustrar tempestade no paraná
Frente fria provoca temporais e rajadas de vento em várias regiões do Paraná (Foto: AEN/ Arquivo)

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o alerta laranja para tempestades no Paraná é válido até às 10h deste sábado (18), nas regiões: Norte Pioneiro; Centro Ocidental; Noroeste; Norte Central; Sudoeste; Oeste; Sudeste; Centro Oriental; Região Metropolitana de Curitiba e Centro-Sul.

As rajadas de vento podem alcançar 100 km/h, a chuva deve ficar entre 50 e 100 milímetros por dia, além do risco de queda de granizo. Também há chance de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

No sábado, as temperaturas não devem passar dos 25°C em todas as regiões paranaenses durante a tarde. Com a entrada de uma massa de ar polar, os termômetros devem registrar mínimas mais baixas na metade sul e leste do estado, enquanto nas demais regiões a sensação será de frio ameno.

Já no domingo (19), com o afastamento da frente fria para o Sudeste, o tempo volta a ficar estável. O sol predominará nas regiões Oeste e Sudoeste pela manhã, enquanto o Norte e Leste ainda terão nebulosidade e chuvas fracas devido à umidade dos ventos do sudeste. As temperaturas máximas dificilmente ultrapassarão 26°C.

Na segunda-feira (20), o tempo permanece estável em grande parte do Paraná, com chuvas isoladas restritas ao litoral e ao leste do estado. As temperaturas mínimas serão mais baixas pela manhã, e as máximas permanecem amenas.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui

Mahara Gaio

Repórter

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.