O estado do Paraná continua sentindo os efeitos do ciclone extratropical que atinge todo o Sul do Brasil e partes do Sudeste e Centro-Oeste. Nesta quarta-feira (10), o sistema começa a se afastar lentamente para o oceano e o dia deverá ser marcado por fortes rajadas de vento de até 100 km/h, conforme alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

foto de árvores balançando para ilustrar os ventos do ciclone no paraná
Fortes rajadas de vento devem atingir o estado (Foto: Ilustração/Canva)

Conforme o ciclone se afasta, os estados sentem menos as instabilidades de chuvas fortes e o destaque começa a ser as rajadas de vento que podem chegar a 120 km/h em algumas regiões.

Dessa forma, o mar deve ficar bastante agitado nos próximos dias em trechos do Sul e do Sudeste. Segundo a Marinha do Brasil, todo o litoral do Rio Grande do Sul e a faixa sul do litoral catarinense seguem em alerta para ressaca até a noite de quinta-feira (11), com previsão de ondas entre 2,5 e 3,5 metros.

A situação também merece destaque no Rio de Janeiro, onde a agitação marítima deve aumentar especialmente ao longo da sexta (12), com ondas que podem alcançar entre dois e três metros de altura.

Ciclone extratropical no Paraná: volumes de chuva

O ciclone extratropical já provocou volumes de chuva acima dos 100mm nas últimas 24 horas em diversas cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, segundo a Climatempo. Veja os maiores acumulados:

  • RS: Venâncio Aires – 166mm
  • SC: Florianópolis – 118mm
  • PR: Londrina – 112mm

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Mahara Gaio

Repórter

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.