O Paraná está sob alerta amarelo para baixas temperaturas nos próximos dias, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso é válido a partir das 20h deste domingo (9) e se estende até às 10h desta segunda-feira (10).

pessoas de jaqueta para ilustrar o alerta amarelo para temperaturas baixas no paraná
Paraná entra em alerta para queda de temperatura (Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

A queda brusca na temperatura pode causar riscos à saúde e o declínio fica entre 3ºC e 5ºC. Mais de 100 cidades do Paraná estão sob o alerta amarelo. As regiões afetadas serão: Norte Pioneiro; Sudeste; Centro Oriental; Norte Central e Centro-Sul.

Conforme a Climatempo, na segunda-feira, a persistência do sistema de alta pressão, associado à massa de ar polar, manterá o tempo estável em todo o estado.

Já na terça-feira (11), o tempo firme irá persistir no Paraná, com temperaturas elevadas em grande parte do estado.

Tornado no Paraná é o mais devastador da história recente do Estado, diz meteorologista

O Paraná viveu, nesta sexta-feira (7), um dos eventos meteorológicos mais severos de sua história recente. Ao menos seis pessoas morreram e 773 ficaram feridas após a passagem de um tornado na região centro-oeste do Estado. Os fortes ventos deixaram um rastro de destruição na cidade de Rio Bonito do Iguaçu, município de cerca de 14 mil habitantes, localizado a aproximadamente 380 quilômetros de Curitiba.

Destroços após passagem de tornado pelo Paraná
A situação observada no Paraná se soma a um quadro mais amplo de eventos extremos na região (Foto: Ari Dias/AEN)

Em entrevista ao jornal Estadão, Sheila Paz, meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), detalhou as causas, a dimensão e as implicações climáticas do tornado. Ela explicou que a passagem de uma frente fria associada à formação de um ciclone na costa do Rio Grande do Sul deu origem a supercélulas de tempestade que levaram à formação do tornado.

“É um tornado extremamente violento e devastador, o pior evento de tempestade da história recente do Paraná”, afirmou Sheila, acrescentando que cerca de 80% da cidade foi afetada. Registros mostram que as rajadas provocaram destelhamento de residências, além de quedas de árvores e postes.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Mahara Gaio

Repórter

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.