O Paraná voltou a ficar em alerta amarelo e laranja para risco de tempestades severas com ventos intensos que podem chegar a 100 km/h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

pessoa andando na chuva para ilustrar alerta laranja de tempestades no Paraná
Paraná tem nova previsão de tempestades (Foto: Gilson Abreu/AEN)

Boa parte do estado está sob avisos que começam a valer a partir desta terça-feira (11) e seguem em vigor até a sexta-feira (14), às 23h59.

As regiões em alerta laranja podem registrar chuva entre 50 e 100 milímetros por dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h, e queda de granizo. Também há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Já as áreas sob alerta amarelo, o vento chega a 60 km/h e também há queda de granizo, conforme o Inmet.

Alerta laranja: tempestades no Paraná

A Climatempo explica que quinta-feira (13), a atuação da área de baixa pressão sobre o Paraguai e a chegada de uma nova frente fria na região Sul trarão um tempo mais nublado e com chuva em todo o estado. As precipitações poderão ocorrer desde o início do dia, se intensificando no período da tarde, com risco de temporais.

Na sexta-feira (14), as chuvas continuarão, ocorrendo entre a madrugada e a manhã nas regiões norte e litoral, ganhando força no início da tarde e se espalhando por grande parte do Paraná.

Regiões em alerta

  • Oeste Paranaense;
  • Norte Pioneiro;
  • Centro Ocidental;
  • Noroeste;
  • Norte Central;
  • Sudoeste;
  • Sudeste;
  • Centro Oriental;
  • Centro-Sul.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Mahara Gaio

Repórter

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.