Uma intensa massa de ar polar deve atingir o Paraná nos próximos dias e provocar queda nas temperaturas em diversas regiões. As mudanças no tempo começam a partir desta quinta-feira (7), e a previsão aponta para a ocorrência de pancadas de chuva, frio intenso e geada no Paraná.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o fenômeno contribui para a ocorrência de pancadas de chuva, especialmente entre quinta e sexta-feira (8), seguidas pela chegada da massa de ar gelado que provocará ao menos três dias consecutivos de frio intenso.
As precipitações devem atingir também o Sudeste do Paraná, os Campos Gerais e a faixa leste do Estado. Nessas áreas, há risco de tempestades localizadas, com trovoadas, principalmente entre a tarde e a noite.
Frio e geada no Paraná
O ápice da onda de frio está previsto para o sábado (9). O amanhecer será gelado em praticamente todo o Paraná, com temperaturas negativas nas regiões Centro-Sul, Sudeste, Sudoeste e nos Campos Gerais. Cidades como Palmas e General Carneiro podem atingir mínimas de até -2°C, com potencial para geada moderada ou até forte em áreas de baixada e vales, onde o ar frio tende a se concentrar com mais facilidade.
Na Região Metropolitana de Curitiba, municípios como a Lapa também devem registrar valores próximos de 0°C no início do sábado. Mesmo no Norte e Noroeste do Estado, regiões tradicionalmente mais quentes, os termômetros devem marcar abaixo de 5°C. Londrina, Cianorte e Umuarama estão entre os municípios que podem sentir esse frio mais atípico.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui