Uma intensa massa de ar polar deve atingir o Paraná nos próximos dias e provocar queda nas temperaturas em diversas regiões. As mudanças no tempo começam a partir desta quinta-feira (7), e a previsão aponta para a ocorrência de pancadas de chuva, frio intenso e geada no Paraná.

homem andando de bicicleta no frio para ilustrar a previsão de geada no paraná
Temperaturas abaixo de zero voltam ao Paraná (Foto: Orlando Kissner/Arquivo AEN)

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o fenômeno contribui para a ocorrência de pancadas de chuva, especialmente entre quinta e sexta-feira (8), seguidas pela chegada da massa de ar gelado que provocará ao menos três dias consecutivos de frio intenso.

As precipitações devem atingir também o Sudeste do Paraná, os Campos Gerais e a faixa leste do Estado. Nessas áreas, há risco de tempestades localizadas, com trovoadas, principalmente entre a tarde e a noite.

Frio e geada no Paraná

O ápice da onda de frio está previsto para o sábado (9). O amanhecer será gelado em praticamente todo o Paraná, com temperaturas negativas nas regiões Centro-Sul, Sudeste, Sudoeste e nos Campos Gerais. Cidades como Palmas e General Carneiro podem atingir mínimas de até -2°C, com potencial para geada moderada ou até forte em áreas de baixada e vales, onde o ar frio tende a se concentrar com mais facilidade.

Na Região Metropolitana de Curitiba, municípios como a Lapa também devem registrar valores próximos de 0°C no início do sábado. Mesmo no Norte e Noroeste do Estado, regiões tradicionalmente mais quentes, os termômetros devem marcar abaixo de 5°C. Londrina, Cianorte e Umuarama estão entre os municípios que podem sentir esse frio mais atípico.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Mahara Gaio

Repórter

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.