O Sul e Sudeste do Brasil estão em alerta de temporal neste fim de semana por conta de uma área de baixa pressão que atinge a faixa central do continente. O governo de São Paulo, inclusive, montou um gabinete de crise para enfrentar as fortes chuvas. Mas porque o principal estado do país está sendo mais castigado que os demais estados, como por exemplo o Paraná? Veja o que diz um especialista. 

Por que São Paulo é mais afetado pelo temporal que o PR? Especialista explica
Chuvas intensas são esperadas em São Paulo (Getty Images)

Conforme Vitor Takao Suganuma, meteorologista do Climatempo, o posicionamento dessa baixa pressão e a circulação de umidade contribuem para a força das tempestades em São Paulo. “Além disso, tem bastante circulação de umidade chegando nessas áreas”, explicou. 

Vitor contou também que essa pressão é reforçada pela circulação de ventos na média atmosfera. O meteorologista também alertou para temporais em algumas áreas do Paraná

“Apesar disso, apenas o extremo norte do PR ficará com risco para eventuais temporais e/ou chuva mais forte”, finalizou. 

Inmet emitiu alertas de temporais para as regiões (Foto: Inmet)

Fim de semana de temporal 

Suganuma explicou também que o território paranaense continua na rota dos temporais neste sábado (19). A baixa área de baixa pressão estimulam a condição de tempo chuvoso em parte das regiões do estado. 

“Em boa parte do interior a chuva deve persistir no decorrer das horas com potencial para intervalos de chuva forte e até mesmo temporais localizados que vão subsidiar acumulados de chuva mais expressivos”, disse o especialista.

Já em Curitiba e região, o tempo fica fechado e com chuva frequente ao longo das horas, com risco de chuva forte entre a manhã e o final da tarde. As máximas na capital não devem passar dos 19ºC. 

Tempo firme no domingo 

De acordo com o Climatempo, a chuva dá trégua em boa parte do Paraná. Contudo, a circulação de ventos úmidos favorece o tempo chuvoso no leste, centro-leste e norte. 

Já nas demais regiões, o Sol deve marcar presença sobre o céu, com as temperaturas voltando a se elevar de maneira gradativa.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui       

Guilherme Fortunato

Editor

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.