O Sistema Metereológico do Paraná (Simepar) analisa imagens registradas na tarde deste sábado (10), de um possível tornado em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Vários moradores da cidade gravaram uma nuvem em formato de funil e objetos voando em direção circular.
ATUALIZAÇÃO: Por volta das 19h30, o Simepar confirmou a ocorrência do tornado em São José dos Pinhais. “O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) confirma que ocorreu um tornado no bairro Guatupê, em São José dos Pinhais, no fim da tarde deste sábado (10). A classificação do fenômeno depende de visitas técnicas que serão realizadas ao longo do fim de semana. A análise também inclui dados de radares meteorológicos e dados coletados pela Defesa Civil”, diz o comunicado.

Conforme a Defesa Civil, a região do Guatupê foi a mais afetada pelos ventos em São José dos Pinhais. A ocorrência aconteceu entre às 17h e às 18h10 deste sábado (10).
Os fortes ventos chamaram a atenção dos moradores, porém, o que assustou a população foi uma nuvem funil que se formou no céu. Em vídeos gravados no município, é possível ver a mudança no céu e objetos voando. Confira algumas imagens:
A Prefeitura de São José dos Pinhais emitiu uma nota sobre o fenômeno na cidade, confira na íntegra:
“A Prefeitura de São José dos Pinhais informa que está atuando de forma intensa e contínua no atendimento às ocorrências registradas após o tornado que atingiu o município no fim da tarde deste sábado (10), com maior impacto na região do Guatupê. Até o momento, mais de 200 residências já foram cadastradas pelas equipes municipais para levantamento de danos e encaminhamento dos atendimentos necessários. Também foram registrados quatro casos de queda de árvores. Desde os primeiros momentos, a Defesa Civil Municipal, em conjunto com demais secretarias, está mobilizada, realizando vistorias, orientando moradores e prestando apoio às famílias afetadas. As equipes seguem em monitoramento permanente, com efetivo de prontidão para garantir a segurança da população”, diz a nota.
Ventos em Curitiba
Em Curitiba, os ventos fortes vieram acompanhados de chuva. Conforme dados do Simepar, entre às 17h30 e às 17h40 foram registrados as maiores rajadas em Curitiba, veja os pontos:
- 17h30 – bairro Boa Vista – 56,6 km/h
- 17h40 – bairro Pinheirinho – 60,8 km/h
- 17h40 – bairro Boqueirão – 67,7 km/h
Ainda não há informações oficiais da Prefeitura de Curitiba sobre quantos pontos de alagamentos foram registrados e se há desalojados.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui.