Você sabe qual a probabilidade de acerto de uma previsão do tempo? Apesar dos avanços tecnológicos, as previsões ainda não são 100% precisas. Entenda como fatores como o período da previsão e as condições atmosféricas influenciam os acertos e por que o clima pode nos surpreender.

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), a previsão é o resultado de uma série de análises feitas por meteorologistas, através de operações matemáticas e outras análises para interpretação do que pode ocorrer.
Do mesmo modo, o meteorolista precisa saber como está a atmosfera no momento em que avaliam o comportamento por imagens de satélite, além de “cartas de superfícies e dados observados”.
Veja mais:
Uma das mais importantes ferramentas de meteorologia nos últimos anos é a previsão numérica de tempo. “Temos que analisar todas ferramentas e discutir com vários pesquisadores para se obter, uma previsão de consenso e assim disponibilizá-la”, afirmou o instituto.
Probalidade de acerto da previsão do tempo
Conforme a CPTEC, a confiabilidade da previsão do tempo nos dias atuais passaram a ser 100% em 24 horas e em média de 70% com cinco dias de antecedência.
“Antigamente a previsão era feita somente com as análises observacionais e imagens de satélite e o meteorologista conseguia prever até 48 horas no máximo. Com o evento de previsões numéricas temos agora uma ferramenta para prever até 15 dias com confiabilidade”, explica o instituto.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.