Curitiba, capital do Paraná, é conhecida pela instabilidade no tempo durante o dia e isso tem uma explicação. A cidade está a 934 metros de altitude e é uma das capitais mais altas do Brasil. Além disso, a região está próxima da Serra do Mar e acaba sendo atingida pelas rajadas de vento.

Leia também:
- Calor recorde: 2024 foi o ano mais quente da história; veja impactos
- Como funciona o sistema de previsão do tempo
- O que significa 40% de chuva? Entenda a porcentagem na previsão do tempo
Cada região do Paraná tem uma característica e o melhor lugar para se viver depende do gosto de cada pessoa. Há quem prefere o calor do Oeste e Sudoeste e quem goste mais do frio do Sul e Centro-Sul.
Veja as características do clima de cada região do Paraná, de acordo com o Climatempo:
- Norte Pioneiro e Norte Central: estas regiões apresentam clima subtropical com verões mais quentes, devido à altitude relativamente baixa e à proximidade com o trópico. A vegetação predominante é a Mata Atlântica e áreas de cerrado. Cidades como Londrina e Maringá são exemplos de locais quentes nessa região.
- Centro-Oeste: com altitudes médias, o clima é mais ameno, mas ainda apresenta verões quentes. O relevo ondulado e as correntes de ar que vêm de áreas tropicais influenciam a temperatura. Guarapuava e Pitanga são exemplos de cidades que, embora não sejam tão frias quanto as serranas, apresentam temperaturas mais amenas.
- Sudoeste e Oeste: estas áreas têm um clima mais quente devido à baixa altitude e à influência de massas de ar tropicais. Foz do Iguaçu e Cascavel frequentemente registram temperaturas elevadas.
- Sul e Centro-Sul: caracterizam-se por altitudes mais elevadas, como nos Campos Gerais, com influência de massas de ar polar, que tornam o clima mais frio. Ponta Grossa e União da Vitória, por exemplo, são conhecidas por temperaturas amenas durante boa parte do ano.
- Litoral: o clima litorâneo é mais úmido, com temperaturas médias mais elevadas, mas amenizadas pela proximidade do mar. Paranaguá e Matinhos são exemplos de cidades com características costeiras.
- Região Metropolitana de Curitiba (RMC): tem clima subtropical, com invernos frios e verões amenos devido à altitude média de 900 metros. Curitiba é uma das capitais mais frias do Brasil, com nevoeiros e geadas frequentes.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui