Fortes rajadas de vento atingiram o Paraná nesta quinta-feira (28). Em algumas cidades, os ventos ultrapassaram 100 km/h. A ventania, provocada pela passagem de uma frente fria, afetou principalmente o oeste do estado.

Rajadas de vento acima de 100 km/h atingem o Paraná com alerta de temporais
Ventos foram fortes em Santa Helena (Foto: colaboração / Correio do Lago)

O ClimaTempo explica que o fenômeno foi causado pelo forte calor, alta umidade no ar e baixa pressão atmosférica, que, combinados com a frente fria, formaram grandes nuvens no estado.

Rajadas de ventos superaram 100 km/h em Santa Helena, registradas pelo Simepar entre 16h e 17h. Em Nova Tebas, o Inmet mediu duas rajadas consecutivas de 105 km/h no início da tarde. No aeroporto de Foz do Iguaçu, os ventos chegaram a 90 km/h, acompanhados de temporais e raios, às 16h13, segundo o instituto.

Temporal atinge o Paraná

O Paraná continua em alerta de temporal neste final de semana. O ClimaTempo emitiu um alerta nesta quinta-feira (28) para fortes chuvas e rajadas de vento de até 60 km/h.

Conforme o instituto, nesta sexta-feira (29) as regiões oeste e norte paranaense estão em risco de tempestades. Os municípios da divisa com São Paulo e Mato Grosso do Sul serão os mais afetados pelas fortes chuvas e os ventos intensos.

Já nas faixas mais centrais e no leste do estado, a chuva chega de moderada para forte nesta sexta-feira. A instabilidade afeta a maioria das áreas do território paranaense, conforme o ClimaTempo.

Temporal continua no Paraná com rajadas de vento de 60 km/h; veja áreas em risco
Parte do estado está em alerta vermelho de tempestades (Foto: ClimaTempo)

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui    

    

Guilherme Fortunato

Editor

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.