A presença da massa de ar frio de origem polar mantém o tempo firme e as temperaturas baixas em todo o estado do Paraná. O amanhecer traz risco forte de geada no centro-sul, parte do nordeste pioneiro e no sudoeste do estado durante as primeiras horas da manhã desta segunda-feira (11). Em Curitiba, o dia pode começar muito gelado, sem geada, mas com mínima em torno de 5 °C.

Risco de geada forte no Paraná
Risco de geada forte continua em General Carneiro (Foto: Simepar)

De acordo com o ClimaTempo, durante a tarde o sol aparece com poucas nuvens e não há previsão de chuva. No norte do estado, as máximas sobem gradativamente e a umidade, principalmente em áreas próximas a São Paulo, pode cair para valores abaixo de 30%.

“Na terça-feira (12), o tempo segue firme em todo o Paraná, com risco forte de geada em áreas da região central, sul, sudoeste e parte da Região Metropolitana de Curitiba, onde a mínima deve ficar em torno de 4 °C”, disse a meteorologista Stefanie Tozzo.

Além disso, durante o dia haverá predomínio de sol, com temperaturas subindo no noroeste e norte do estado, e a umidade mais baixa entre Paranavaí, Londrina e Loanda, com valores inferiores a 30%. Nas demais regiões, a tarde de terça segue amena, com sensação de frio e máxima que não ultrapassa os 20 °C na capital.

Risco de geada forte diminui

Na quarta-feira (13), as mínimas sobem um pouco em relação ao início da semana, reduzindo o risco de geada no Paraná. O dia ainda começa frio no sul, sudoeste e leste do estado, com tardes ensolaradas e sem previsão de chuva, apresentando tempo aberto. No noroeste e norte, a umidade permanece baixa e o calor aumenta levemente ao longo do dia.

Por fim, o centro da massa de ar frio começa a se afastar do Brasil, enquanto outra frente fria passa em alto mar, na altura do Rio Grande do Sul.

“Esse sistema deve aumentar a infiltração marítima sobre o litoral do Paraná na quinta-feira, com previsão de chuva fraca em forma de garoa na região. Mesmo com a chegada dessa nova massa polar, as temperaturas permanecem baixas até o final da semana, porém sem indicação de nova onda de frio intensa”, concluiu Tozzo.

Geada em General Carneiro
General Carneiro é conhecido por baixas temperaturas e por belas paisagens durante as geadas (Foto: reprodução / Simepar)

Quer receber notícias no seu celular? Então, entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui        

Guilherme Fortunato

Editor

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.