As fortes chuvas que caíram na tarde desta quinta-feira (2) causaram grandes transtornos ao moradores de Maringá, no Noroeste do Paraná. Árvores caíram, muitas delas sobre carros, e ruas ficaram alagadas, complicando o trânsito em diversas regiões da cidade. De acordo com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), aos ventos que atingiram a região chegaram à 50 km/h e o volume de chuva acumulado passou dos 40 mm.

Leia mais:

A queda de árvores sobre a fiação elétrica provocou a suspensão do fornecimento de energia em vários bairros. De acordo com a Copel, cerca de 15 mil domicílios estão sem luz e a normalização do abastecimento só deve ocorrer no período da noite.

A RICtv recebeu vários vídeos e fotos de moradores que registraram os estragos causado pelo temporal. Casas, lojas e algumas escolas ficaram alagadas devido ao acúmulo de água. Em uma sala do CMEI Nadir Penteado a água escorria de uma luminária no teto.

Balanço dos estragos

A Prefeitura de Maringá reforçou as equipes para efetuar a limpeza e desobstrução das ruas e ainda contabiliza os danos. Por meio de nota, a prefeitura divulgou os canis de comunicação que seguem abertos para receber pedidos de auxílio diante dos danos causados.

Leia a nota na íntegra:

A Prefeitura de Maringá informa que mais de 100 servidores municipais estão nas ruas na tarde desta quinta-feira (2), para realizar a limpeza e desobstrução das vias após o temporal que atingiu a cidade. Equipes das secretarias de Limpeza Urbana (Selurb), Infraestrutura (Seinfra), Mobilidade Urbana (Semob), Segurança e Defesa Civil, além do Corpo de Bombeiros e Copel, estão mobilizadas para atender a comunidade. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as rajadas de vento ultrapassaram os 52 km/h na tarde desta quinta. A estimativa de volume de chuva é de 40,8 mm, segundo dados da Estação Climatológica da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O temporal chegou a causar a interrupção do fornecimento de energia a pelo menos 15 mil imóveis no município.

Em caso de emergências com risco de morte, a orientação é ligar no 193, do Corpo de Bombeiros. Para retirada de árvores e galhos, os moradores devem registrar a solicitação pelo aplicativo 156 ou pelo site da Prefeitura (http://geoproc.maringa.pr.gov.br:8081/sistema156/arborizacao.html).
Ao encontrar pessoas em situação de rua, a população pode acionar o serviço de abordagem social, que funciona 24h. O telefone é: (44) 99103-5661.

Confira as imagens dos danos:

perfil Luciano Balarotti
Luciano Balarotti

Repórter

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.