Vivenciar um temporal é motivo de preocupação com a segurança. A combinação de chuva, raios e vento aumenta as chances de danos a eletrodomésticos. Entre os mais vulneráveis, três aparelhos têm maior risco de serem danificados se estiverem conectados à corrente elétrica; confira.

A influência dos temporais em relação aos aparelhos eletrônicos é causada pelos raios. Quando uma descarga elétrica atinge uma rede de força, ela libera uma energia que percorre os cabos e fios elétricos, resultando em uma tensão que supera a capacidade dos circuitos internos dos equipamentos, queimando alguns componentes.
3 eletrodomésticos para deixar desligados
- Televisão – Enfrentam maior risco se estiverem conectadas a uma única antena desprotegida, visto que ela pode aturar como condutor de descarga intensa na rede elétrica.
- Computadores conectados à tomada- Com componentes frágeis, as placas-mãe e processadores tendem a ser prejudicados pelos raios, mesmo desligados.
- Notebok – Com os mesmos elementos que o computador de mesa, o aparelho também tende a estragar caso esteja ligado a uma rede elétrica para carregar.
Dicas para proteger eletrodomésticos
- Desconectar aparelhos da tomada logo que a tempestade surgir;
- Remova cabos externos, caso as antenas de TV e cabos de internet não utilizam fibrilha óptica;
- Utilize protetores contra sobrecarga;
- Analise se existe um sistema de aterramento, eles redirecionam a energia de uma sobrecarga para o solo.
- Instale sistema de proteção contra raios, prevenindo que a energia dos raios entre na rede elétrica;
Protetor contra sobrecarga
Um protetor contra sobrecarga protege os aparelhos contra variações bruscas de voltagem. Quando há um pico de energia, ele interrompe o fluxo elétrico ou desvia o excesso para o fio terra.
A maioria dos dispositivos possui um fusível interno que queima em casos extremos para evitar danos aos equipamentos. Após tempestades intensas, é recomendável substituí-lo, pois sua eficiência pode ser reduzida.
*Com supervisão de Guilherme Fortunato
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui