Paraná - Temporais acompanhados de ventos fortes e granizos causaram estragos em municípios do Paraná nesta quarta-feira (12). A Defesa Civil havia alertado durante a tarde para os riscos de novas tempestades no estado. Conforme o órgão, a atenção e cuidado com o tempo deve ser mantido, no entanto, o temporal será mais brando em relação às tempestades da semana anterior.

Estragos e granizo devido a temporais no Paraná
NaPR-239, entre Jesuitas e Iracema do Oeste, testemunhas registraram estragos e granizo. Regiões de Mato Rico também foi tomado pelo gelo (Foto: reprodução/redes sociais)

“Novas tempestades chegam ao Paraná a partir desta quarta-feira (12) e perduram até sexta-feira (14), mas se acalmem, elas não vão ter a mesma intensidade das que ocorreram na última sexta (7) e sábado (8) desse (ùltimo)  final de semana. É importante, principalmente, para Rio Bonito do Iguaçu e as localidades próximas que foram afetadas para se acalmarem e entenderem que essa tempestade vai ser mais branda. Mas, lógico, sempre busque uma edificação segura para permanecer e não fique exposto às tempestades. Lembre-se que em qualquer situação de emergência você pode acionar a Defesa Civil local ou o Corpo de Bombeiros”, explicou o capitão Vital, da Defesa Civil do Paraná.

Volume de chuva e rajadas de vento no estado

Conforme o Simepar, a cidade com mais volume de chuva no Paraná até às 17h foi Foz do Iguaçu, com 57,6 milímetros. Já as rajadas de vento mais fortes foram em Cascavel, com 69,1 km/h.

Volumes de chuva até às 17h

  • Foz do Iguaçu: 57,6 mm
  • São Miguel do Iguaçu: 56 mm
  • Cascavel: 42,8 mm
  • Ouro Verde do Oeste: 41,6 mm
  • Capanema: 32,2 mm
  • Santa Helena: 28,8 mm
  • Palotina: 23,8 mm
  • Palmas (Iapar): 23,5 mm
  • Cruzeiro do Iguaçu: 20,8 mm

Rajadas de vento

  • Cascavel: 69,1 km/h às 14h15
  • Campo Mourão: 60,1 km/h às 17h
  • Ubiratã: 58 km/h às 15h30
  • Toledo: 55,1 km/h às 14h15
  • Palotina: 55,1 km/h às 14h15

Veja estragos e granizo e granizo no estado

Vídeo: reprodução/redes sociais
Vídeo: reprodução/redes sociais

Tempo muda e há risco de mais tempestades no Paraná a partir desta quarta (12)

O tempo deve mudar no Paraná a partir desta quarta-feira (12). Segundo o Instituto Climatempo, o dia começa com tempo mais firme em boa parte do estado, mas a presença de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai vai favorecer o avanço de novas áreas de instabilidade. Ainda na metade da manhã, a chuva atinge o Sul, Sudoeste e Oeste, avançando para outras regiões ao longo do dia.

As pancadas devem ocorrer com intensidade moderada a forte, e há risco de tempestades, principalmente no Noroeste paranaense. No Leste, incluindo Curitiba e Região Metropolitana, a chuva chega apenas à noite, de forma mais fraca e isolada.

imagem mostra duas mulheres embaixo de uma sombrinha na chuva em uma rua de curitiba
Na Capital, o sol aparece entre nuvens, e a máxima pode chegar aos 27°C (Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

Em municípios como Santa Terezinha de Itaipu, Rio Azul e Cascavel, há chance de chuva já nesta quarta. As temperaturas pela manhã continuam baixas no Leste e na Grande Curitiba, em Agudos do Sul e Pinhais, os termômetros marcaram 10°C. Já no Norte e Noroeste, o calor predomina, com máximas de até 35°C em Porto Rico, Floresta e Itambé.

Quinta, sexta e sábado de chuva

Na quinta-feira (13), a baixa pressão no Paraguai e a chegada de uma nova frente fria vão intensificar as instabilidades, provocando pancadas de chuva em todo o estado, inclusive com risco de temporais e volumes elevados em cidades como Ipiranga, Ivaí e Pinhais.

Na sexta, as chuvas continuam, principalmente no Norte, e se espalham ao longo do dia por todo o Paraná. No sábado, novas instabilidades voltam a atuar, mantendo o tempo instável e as temperaturas mais amenas em grande parte do estado.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Jonathas Bertaze

Repórter

Jonathas Bertaze é formado em Jornalismo desde 2023, pós-graduado em Assessoria, Gestão de Comunicação e Marketing e especializado na cobertura de pautas de Segurança, como crimes e acidentes, além de Cotidiano e Loterias, com resultados da Caixa Econômica.

Jonathas Bertaze é formado em Jornalismo desde 2023, pós-graduado em Assessoria, Gestão de Comunicação e Marketing e especializado na cobertura de pautas de Segurança, como crimes e acidentes, além de Cotidiano e Loterias, com resultados da Caixa Econômica.