A última semana da primavera começa com tempo instável no Paraná, e o risco de novos temporais volta a ganhar força. Nesta segunda-feira (15), o avanço de uma nova frente fria pelo Sul do Brasil, a atuação de uma área de baixa pressão no Paraguai e o excesso de calor e umidade na atmosfera favorecem a formação de nuvens carregadas.

pessoa andando na chuva para ilustrar tempestade no paraná
Paraná volta a ficar sob alerta para temporais (Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

Nestas condições, segundo o Simepar, pancadas de chuvas acompanhadas de trovoadas ocorrem ao longo do dia em boa parte do interior paranaense, mas com maior intensidade entre as regiões Sudoeste, Oeste e Noroeste, como já ocorreu neste domingo (14).

“O guarda-chuva ainda não se tornou indispensável, pelo contrário, vai ser bastante utilizado nos próximos dias aqui no Paraná”, afirma o meterologista do Simepar, Lizandro Jacóbsen.

A partir da tarde de segunda-feira chove de forma pontual e rápida na região metropolitana de Curitiba e Litoral. Com o escoamento dos ventos de norte, as temperaturas tendem a ultrapassar os 30°C em diversas regiões, sobretudo nas regiões Oeste e Noroeste do estado.

Domingo teve calor e pancadas de chuva rápida

No domingo (14), o tempo ficou bastante instável na maioria das regiões do Paraná. Pancadas de chuva e trovoadas ocorreram em muitos municípios do estado, embora de forma isolada e, por vezes, de curta duração. Precipitações mais intensas foram registradas no Norte Pioneiro e no Noroeste do estado.

As temperaturas registradas ficaram relativamente elevadas, mesmo com chuva, e a sensação de tempo bem abafado persistiu, o que deve se repetir no início da semana que antecede o Natal.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Sérgio Luis de Deus

Editor

Jornalista formado pela PUCPR com 25 anos de carreira. Especializado em política, economia e cotidiano. Pós-graduado em Sociologia Política pela UFPR e em Planejamento/Gestão de Negócios pela FAE

Jornalista formado pela PUCPR com 25 anos de carreira. Especializado em política, economia e cotidiano. Pós-graduado em Sociologia Política pela UFPR e em Planejamento/Gestão de Negócios pela FAE