Um forte temporal atinge o Paraná nesta quinta-feira (17) e também na sexta-feira (18), com fortes rajadas de vento. O volume de chuva pode ser forte e as tempestades vêm acompanhadas de trovoadas nas regiões em risco.

Temporal atinge o Paraná com fortes rajadas de vento; veja regiões em risco
Nas regiões onde houver ocorrência de temporal, os ventos podem chegar a até 90 km/h (Foto: AEN)

Conforme o ClimaTempo, o temporal atinge o sudoeste, oeste e o sul do Paraná nesta quinta. Já no interior do estado, o sol deve aparecer em boas partes do dia. Contudo, algumas pancadas de chuva espaçadas podem cair nesses municípios.

Além disso, o instituto alerta que os ventos podem chegar a até 90 km/h nas áreas onde houver ocorrência de tempestades.

Segundo o meteorologista Vitor Takao Suganuma, do Climatempo, um sistema de caixa pressão centrada entre o Paraguai e o norte da Argentina contribui para o desenvolvimento de instabilidades e ajuda no processo de formação de nuvens carregadas de chuva.

“Na faixa leste, incluindo Curitiba, o cenário é um pouco diferente, muito por conta da maior distância dessa área de baixa pressão. Ainda tem bastante circulação de umidade proveniente do oceano, esses ventos úmidos estimulam a formação de nuvens, mas eles por si só não vão ocasionar em episódios de chuva significativa, apenas podem favorecer um chuvisco isolado”, explicou.

Temporal continua na sexta-feira

Já na sexta-feira (18), essa área de baixa pressão avança sobre a faixa central do país e é reforçada pela circulação de ventos na média e alta atmosfera, o que vai contribuir aí para condições de chuva forte sobre todo o Paraná.

O dia começa com pancadas de chuva sobre o sudoeste e oeste, que deve se espalhar para as demais regiões com maior intensidade. Na Região Metropolitana de Curitiba, as temperaturas ficam amenas e a sexta será chuvosa.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui        

Guilherme Fortunato

Editor

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.