Paraná - A Defesa Civil de Matinhos emitiu alerta à população do Litoral sobre a previsão de tempestades severas entre a tarde e noite desta sexta-feira (7), podendo persistir durante a madrugada de sábado (8). O alerta prevê ainda ventos de até 70 km/hora e agitação marítima entre sábado e domingo (9).

Os eventos estão associados ao ciclone extratropical que passa pelo Paraná e que deve se afastar do continente pelo Oceano Atlântico. Antes da chegada das instabilidades, as temperaturas devem subir bastante.
De acordo com a Defesa Civil, que se baseia em informações emitidas pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) e pela Defesa Civil estadual, um sistema de baixa pressão atmosférica atua sobre a Região Sul do país, com o deslocamento de uma frente fria associada ao ciclone extratropical no oceano.
As temperaturas elevadas favorecem a ocorrência de tempestades severas, com alto potencial de danos, a partir desta sexta. Entre a tarde de sábado e a manhã de domingo, o aprofundamento do ciclone extratropical sobre o oceano – embora se afastando da costa – poderá provocar rajadas de vento entre 40 e 60 km/h, podendo ultrapassar 70 km/h em pontos isolados da faixa litorânea.
Rajadas dessa intensidade podem causar destelhamentos, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica. Também é esperada forte agitação marítima, com risco moderado para ocorrências costeiras.
A Defesa Civil permanece em estado de atenção e pronta para acionamento durante todo o final de semana.
Recomendações à população
- Evite permanecer ou estacionar veículos sob árvores e estruturas metálicas.
- Durante tempestades, mantenha-se longe de áreas abertas e corpos de água.
- Não tente atravessar ruas ou áreas alagadas.
- Em caso de ventos fortes, desligue aparelhos elétricos e feche bem portas e janelas.
- Se um fio elétrico cair sobre o veículo, permaneça dentro e acione o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui