Paraná - A Defesa Civil de Matinhos emitiu alerta à população do Litoral sobre a previsão de tempestades severas entre a tarde e noite desta sexta-feira (7), podendo persistir durante a madrugada de sábado (8). O alerta prevê ainda ventos de até 70 km/hora e agitação marítima entre sábado e domingo (9).

Mar revolto por causa do mau tempo ilustra passagem de tornado pelo litoral do Paraná
Alerta de tempestades severas emitido pela Defesa Civil de Matinhos vale para todas as cidades do Litoral do Paraná. (foto: Ilustração/Freepik)

Os eventos estão associados ao ciclone extratropical que passa pelo Paraná e que deve se afastar do continente pelo Oceano Atlântico. Antes da chegada das instabilidades, as temperaturas devem subir bastante.

De acordo com a Defesa Civil, que se baseia em informações emitidas pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) e pela Defesa Civil estadual, um sistema de baixa pressão atmosférica atua sobre a Região Sul do país, com o deslocamento de uma frente fria associada ao ciclone extratropical no oceano. 

As temperaturas elevadas favorecem a ocorrência de tempestades severas, com alto potencial de danos, a partir desta sexta. Entre a tarde de sábado e a manhã de domingo, o aprofundamento do ciclone extratropical sobre o oceano – embora se afastando da costa – poderá provocar rajadas de vento entre 40 e 60 km/h, podendo ultrapassar 70 km/h em pontos isolados da faixa litorânea.

Rajadas dessa intensidade podem causar destelhamentos, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica. Também é esperada forte agitação marítima, com risco moderado para ocorrências costeiras.

A Defesa Civil permanece em estado de atenção e pronta para acionamento durante todo o final de semana. 

Recomendações à população

  • Evite permanecer ou estacionar veículos sob árvores e estruturas metálicas.
  • Durante tempestades, mantenha-se longe de áreas abertas e corpos de água.
  • Não tente atravessar ruas ou áreas alagadas.
  • Em caso de ventos fortes, desligue aparelhos elétricos e feche bem portas e janelas.
  • Se um fio elétrico cair sobre o veículo, permaneça dentro e acione o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui        

Sérgio Luis de Deus

Editor

Jornalista formado pela PUCPR com 25 anos de carreira. Especializado em política, economia e cotidiano. Pós-graduado em Sociologia Política pela UFPR e em Planejamento/Gestão de Negócios pela FAE

Jornalista formado pela PUCPR com 25 anos de carreira. Especializado em política, economia e cotidiano. Pós-graduado em Sociologia Política pela UFPR e em Planejamento/Gestão de Negócios pela FAE