Meteorologistas confirmaram que o fenômeno registrado no domingo (21), no município de Santa Rosa del Monday, no departamento de Alto Paraná, no Paraguai, região que faz divisa com o estado do Paraná, foi um tornado de intensidade moderada. A avaliação técnica indica que os danos observados são compatíveis com ventos superiores a 100 km/h.

colagem com fotos de tornado na fronteira do paraná
Cidade fica a menos de 60 km do Paraná (Foto: Reprodução/Redes sociais)

O tornado na fronteira com o Paraná foi classificado como F1

Segundo o Portal ABC Color do Paraguai, a confirmação foi feita pelo diretor da Direção de Meteorologia e Hidrologia (DMH) do país vizinho, Eduardo Mingo, que classificou o fenômeno como um tornado F1 na escala Fujita. O evento foi registrado por moradores da zona rural do município.

Segundo Mingo, os dados de monitoramento já indicavam, desde o início, a possibilidade de um tornado dessa categoria.

“A escala Fujita varia de F0 a F5. Neste caso, trata-se de um F1, considerando a curta duração do evento e o nível de destruição observado, associado a ventos entre 100 e 150 km/h”, explicou.

O diretor destacou ainda que a classificação do tornado é realizada de forma indireta, com base na análise dos estragos provocados na área atingida. A partir desses danos, é possível estimar a velocidade dos ventos e confirmar a ocorrência do fenômeno meteorológico.

A região de Alto Paraná é frequentemente monitorada por autoridades meteorológicas por estar próxima à fronteira com o Brasil, especialmente com cidades do oeste do Paraná, onde eventos climáticos severos também costumam ser registrados.

Veja vídeos do tornado

(Vídeo: Reprodução/Redes Sociais)

Alagamentos são registrados em Foz do Iguaçu durante o domingo (21)

Na região de fronteira onde foi confirmado um tornado no Paraguai, a Defesa Civil registrou diversos pontos de alagamento em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, em razão das fortes chuvas que atingiram a cidade no fim da tarde.

Conforme dados dos pluviômetros automáticos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o volume de chuva acumulado chegou a cerca de 80 milímetros na Região Norte, 43 milímetros na Região Leste e 32 milímetros na Região Sul do município.

A maior concentração de alagamentos foi registrada na Região Norte. Houve acúmulo de água na Rua Fortaleza, Rua João Pessoa e Rua Vila Velha, no bairro Itaipu C; na Rua Samuel Nunes Neto e na Rua Fiorino Brol, na Cidade Nova; além da Avenida Sílvio Américo Sasdelli, na altura do número 3339, e da Avenida Araucária, no bairro Lancaster. Também foram registrados pontos de alagamento no bairro Portal da Foz.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui.

Jessica Ibrahin

Repórter

Jéssica Ibrahin é formada em Jornalismo e pós-graduada em Ciência Política pela UNICAP. Atuou em redações de rádio, TV e portais de notícia, com experiência em entrevistas e reportagens sobre política, cultura e comportamento.

Jéssica Ibrahin é formada em Jornalismo e pós-graduada em Ciência Política pela UNICAP. Atuou em redações de rádio, TV e portais de notícia, com experiência em entrevistas e reportagens sobre política, cultura e comportamento.