Paraná - O Governo do Paraná intensificou as ações de apoio às vítimas do tornado que devastou Rio Bonito do Iguaçu, na região centro-sul do Estado, na última sexta-feira (7). De acordo com um novo boletim emitido neste domingo (9), 32 pessoas permanecem internadas, sendo quatro em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Tornado no Paraná
Insumos hospitalares sendo colocadores nas aeronaves (Foto: SESA)

Desde o início da tragédia, foram registrados 835 atendimentos: 143 na UBS Dr. Felipe de Sio, 138 no Hospital São Lucas, 455 no Instituto São José, 18 na Faculdade Campo Real e 81 pelo Samu.

No sábado (8), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) enviou um lote de insumos hospitalares por meio de uma operação aérea coordenada pela Casa Militar, com o apoio de seis aeronaves do Governo. O transporte foi realizado de forma emergencial para reforçar o atendimento às centenas de feridos.

Ao todo, foram encaminhados mil frascos de soro de 500 ml, mil unidades de Ringer e 14 mil itens de 17 tipos diferentes, incluindo ataduras, seringas, compressas e agulhas. Os materiais foram preparados pelo Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) e pelo Centro de Operações de Medicamentos e Produtos (Comp), em Curitiba. Duas aeronaves transportaram os insumos até o aeroporto de Guarapuava, de onde quatro helicópteros os levaram para Laranjeiras do Sul, cidade que concentra a maior parte dos atendimentos.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, acompanhou a chegada dos materiais e destacou a resposta rápida do Estado. “O Paraná se mobilizou rapidamente para garantir que nenhuma unidade ficasse sem condições de atender. É um esforço conjunto que envolve logística, solidariedade e o compromisso de toda a rede de saúde com as famílias atingidas”, afirmou. Os insumos estão sendo distribuídos para as unidades que seguem prestando atendimento em Rio Bonito do Iguaçu e municípios vizinhos.

Além da ação da Sesa, prefeituras da região também enviaram doações de medicamentos e suprimentos.

Tornado no Paraná: limpeza das ruas

A limpeza das ruas e residências também é prioridade. Equipes da Cohapar e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) trabalham em conjunto para avaliar os danos estruturais. Dez engenheiros do CREA já estão no município realizando inspeções nas moradias atingidas.

O governador Ratinho Junior anunciou ainda a instalação de banheiros químicos em diversas áreas da cidade e um mutirão interinstitucional com o Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Justiça para ajudar os moradores na confecção de documentos pessoais.

As definições foram tomadas em uma reunião no posto de comando, com a presença do prefeito local, do secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, do coordenador da Defesa Civil, coronel Fernando Schunig, do subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto, e de Leandro Henrique Moraes, gerente do departamento de operação de campo da Copel.

O Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) também enviou um meteorologista à região para auxiliar as equipes da Defesa Civil no monitoramento das condições climáticas e evitar novos riscos.

Segundo o Corpo de Bombeiros, as buscas na área urbana foram encerradas e não há mais desaparecidos. As equipes agora concentram esforços na reorganização dos serviços essenciais, como o restabelecimento da energia elétrica e do abastecimento de água, além da distribuição de alimentos e água potável à população atingida.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Eduardo Teixeira

Repórter

Eduardo Teixeira é formado em Jornalismo pela Uninter. Possui experiência em pautas de Segurança, como acidentes e crimes, além de virais da internet, trends das redes sociais e pautas de Cultura. Também atua como repórter de TV e rádio.

Eduardo Teixeira é formado em Jornalismo pela Uninter. Possui experiência em pautas de Segurança, como acidentes e crimes, além de virais da internet, trends das redes sociais e pautas de Cultura. Também atua como repórter de TV e rádio.