O governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), sancinou, nesta quarta-feira (12), o projeto de lei cria um auxílio emergencial às vítimas dos tornados, que provocaram destruição no estado, na última sexta-feira (7).

Imagem aérea de Rio Bonito do Iguaçu, cidade mais afetada por passagem de tornado pelo Paraná
Apenas moradores de Rio Bonito do Iguaçu terão acesso ao benefício, neste momento. (Foto: Roberto Dziura Jr./AEN)

O Programa Auxílio Paraná prevê o pagamento de R$ 1.000, por até seis meses, a famílias com renda de até três salários mínimos que tenham perdido total ou parcialmente a moradia, sofrido danos significativos ou ficado desabrigadas em razão dos tornados.

O pagamento do auxílio emergencial será feito diretamente ao responsável familiar, por meio de transferência bancária ou outro formato definido em regulamento.

“O Auxílio Paraná nasce como uma política permanente de acolhimento e reconstrução, garantindo que o Estado possa agir com agilidade para amparar quem perdeu tudo. E estamos fazendo isso nos mesmos moldes do Cartão Comida Boa na época da pandemia. Muita gente precisa se reerguer. Esse recurso ajuda a comprar itens básicos e buscar a retomada da normalidade”, explicou o governador.

A princípio, o auxílio emergencial será destinado apenas para moradores de Rio Bonito do Iguaçu, cidade que teve 90% das edificações danificadas pelo tornado.

Mas o Governo do Paraná prevê que outros municípios também podem ser adicionados nessa lista, caso entrem em situação de calamidade pública ou emergência reconhecida oficialmente pelo Poder Público.

Por fim, a proposta ainda prevê que o valor do benefício e o prazo de pagamento do auxílio emergencial possam ser reajustados ou prorrogados pelo Governo do Paraná.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Jorge de Sousa

Editor

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.