O tornado que provocou destruição em diversos municípios do Paraná deixou mais de 1 mil desabrigados e desalojados em Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do estado. O levantamento é da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

Agentes da Defesa Civil durante atendimento a vítimas de tornado que passou pelo Paraná, no município de Rio Bonito do Iguaçu
Municípios vizinhos têm auxiliado os desabrigados em Rio Bonito do Iguaçu. (Foto: Valdelino Pontes/SECID)

Para abrigar essas pessoas, o Governo do Paraná tem construído abrigos emergenciais, com o auxílio de prefeituras vizinhas a Rio Bonito do Iguaçu.

O primeiro abrigo foi montado na Casa de Líderes Laranjeiras do Sul, com o local já tendo recebido desabrigados. Outra estrutura similar também pode ser construída em Quedas do Iguaçu.

Estruturas também foram montadas em Rio Bonito do Iguaçu, como Centro de Acolhimento, Triagem e Cadastro e um Centro de Alimentação, além de um Posto de Comando (confira os endereços abaixo).

A Defesa Civil aponta que 14,6 mil pessoas foram afetadas diretamente pelo tornado, com 672 casas danificadas em todo o Paraná. Esses dados ainda não contabilizam as edificações destruídas em Rio Bonito do Iguaçu.

“Os cadastros estão sendo feitos no Ginásio do Bugre, então as pessoas devem se deslocar até lá, fazer um cadastro dos danos em seus imóveis para poder receber auxílio. Foi também montado um Centro de Alimentação no Centro do Idoso, para atender os moradores de Rio Bonito”, explicou o secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Teixeira.

O Governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), anunciou neste sábado que uma força-tarefa foi criada para reconstruir as residências e prédio públicos em Rio Bonito do Iguaçu. 90% dessas edificações do município foram afetados pelo tornado no Paraná.

A expectativa é que equipes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) e da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar).

Confira abaixo o endereço de todas as estruturas de apoio, após a passagem de um tornado pelo Paraná:

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui

Jorge de Sousa

Editor

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.