Os municípios paranaenses foram atingidos por um forte vendaval durante a madrugada deste domingo (12). Em algumas cidades, as rajadas de vento passaram dos 80 km/h. O estado está em alerta de temporais neste feriado de Nossa Senhora Aparecida. Veja a previsão completa

Vendaval no Paraná provocou estragos em algumas áreas
Árvore caiu em uma das ruas de Maringá (Foto: Corpo de Bombeiros)

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o município de Planalto registrou um vendaval de 88,2 quilômetros por hora entre às 0h e 1h. O número foi registrado pela estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

Além disso, outros cinco municípios do Paraná tiveram vendaval acima dos 60 km/h entre a madrugada e a manhã de domingo. 

– Campo Mourão: 60,1 km/h às 2h15;

– Cascavel: 62,3 km/h às 8h30;

– Santa Maria do Oeste: 61,6 km/h às 8h45;

– Clevelândia: 64,4 km/h entre 2h e 3h;

– Dois Vizinhos: 68,8 km/h entre 0h e 1h;

Vendaval no Paraná: Volume de chuva é expressivo no estado 

De acordo com o Simepar, além do vendaval que atingiu o Paraná, alguns municípios também tiveram um volume considerável de chuva, como: Cruzeiro do Iguaçu (24.0), Palotina (21.2) e Dois Vizinhos (17.2). 

Conforme o meteorologista Samuel Braun, o avanço de uma frente fria pelo Sul do Brasil traz risco para temporais no Paraná. A chuva que começou pelo interior avança pelas demais regiões paranaenses. Além disso, são previstos vendavais acima dos 70 km/h. 

“As temperaturas mínimas giram perto dos 15º entre o sul, centro e a região de Curitiba. Já as temperaturas máximas ocorrem mais ao norte, com valores próximos dos 30ºC no norte pioneiro. No leste fica um pouco abafado, com máximas entre 22 e 24º na região metropolitana de Curitiba e acima dos 26º nas praias”, explicou.

Mapa mostra local onde as rajadas de vento serão mais fortes (Foto: Simepar)

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Guilherme Fortunato

Editor

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.